Serviços de Marketing na Internet para Engenharia

Desde a otimização para motores de pesquisa, até à criação de um website completo e informativo, sabemos que a gabinetes de engenharia e os engenheiros em Portugal poderão usar o marketing na internet para seu benefício e benefício das suas práticas de engenharia.

Nesta seção dedicada à engenharia nos recursos por indústria da DAT SEO, vamos rever técnicas como otimização para motores de pesquisa, publicidade PPC, a criação de conteúdos, criação de newsletters e redes sociais.

Todas esta são técnicas que poderão fazer parte da sua estratégia de marketing na internet, sendo que grande parte delas poderá começar por si e gratuitamente, escolhendo os softwares certos e profissionalizando-se com o passar do tempo, podendo claro contar com a DAT SEO para o ajudar.

Sabemos o quão caro pode ser o marketing tradicional e como muitas destas técnicas tradicionais só estão disponíveis para orçamentos maiores. Sabemos também que já não recorre às Páginas Amarelas para procurar um negócio que precisa. Muito provavelmente como ser humano no século XXI recorre ao motor de pesquisa da Google, através de uma pesquisa na internet.

O marketing na internet tornou-se assim essencial para as pessoas encontrarem o seu negócio online. Portanto se a sua empresa de engenharia não está bem representada online e não tem uma forte presença na web, a sua capacidade de atração dos potenciais clientes que navegam a internet todos os dias está enfraquecida. Com as técnicas que a DAT SE apresenta, poderá começar a mudar isso.

Ficam aqui então algumas dicas.

Contactar a DAT SEO >

Otimização para Motores de Pesquisa

A otimização para motores de pesquisa é uma das melhores maneiras de garantir que o seu website aparece listado nas páginas de resultados dos motores de pesquisa, quando as pessoas procuram pelas palavras chave que são relevantes para o seu negócio. O seu website deveria estar otimizado on e off page para ter maiores probabilidades de aparecer quando as pessoas pesquisam «empresas de engenharia em/no [o seu local/cidade]».

Se é recente ao conceito de SEO, poderá interpretá-lo com um conjunto de melhores práticas a usar para melhorar a visibilidade da sua firma de engenharia nos motores de pesquisa, como o Google, quando as pessoas pesquisam por palavras relevantes a si e à indústria de engenharia. Bem com as que usam para pesquisar quando necessitam de serviços de engenharia.

Com o SEO vai otimizar vários elementos das páginas do seu site como Alt Texts, Title Tags e Descrições, Headers e URLs. Estes são alguns dos elementos que a Google usa para definir sobre de que se trata o seu website e como o classificar nos seus resultados.

Para os mais recentes em marketing online, o SEO é complicado de dominar e aprender, mas é absolutamente essencial ao seu marketing na internet e mais importante, à competitividade da sua empresa.

Criar conteúdos de qualidade

Bons conteúdos têm sempre adesão, quando são criados corretamente, adicionam valor e são distribuídos pelas plataformas certas às audiências certas.

Ao criar conteúdos de qualidade está a criar uma maneira de chegar às prospeções mais qualificadas, que necessita para a vitalidade do seu negócio, gerando mais rendimentos e mais leads. Quando as pessoas pesquisam por informação relevante a engenharia, irá querer chegar a estas pessoas com a informação mais valiosa e útil que conseguir e trocar contactos por mais informação valiosa e útil.

Sabemos que domina a engenharia como mais nenhum engenheiro em Portugal, mas necessita de ter isso bem explicito quando as pessoas o descobrem online. O mundo online não merece ser desvalorizado como um lugar para vídeos de entretenimento e fotografias pessoais. É um lugar onde estão demasiadas pessoas à procura de imensos tópicos, e a internet é uma ferramenta usada por milhões, mundialmente e em território nacional, para resolução de problemas e procura de ajuda na resolução de problemas.

Isto torna-a perfeita para publicitar o seu negócio de engenharia ao público alvo que procura por si online. Se não o fizer, a sua concorrência fará (e está a fazer).

Publicidade PPC

Criar conteúdos e trabalhar em SEO, são táticas a longo prazo para grandes retornos, durante muito tempo. Se procura na internet uma maneira amiga do orçamento e mais rápida a produzir resultados, PPC é para si.

O PPC é um sistema de publicidade usado pelos motores de pesquisa e redes sociais para facilitar a publicidade nestas plataformas. Funcionando através de um sistema de leilão, o PPC permite-lhe fazer ofertas nas palavras chave que necessita e publicitar nessas palavras chave perante o público que está já à procura delas.

Este método é amigo da carteira porque permite-lhe oferecer a quantia que escolher, bem como apenas pagar quando alguém clica nos seus anúncios. Isto significa que paga apenas quando alguém entra no seu site, ou seja, quando tem a possibilidade real de angariar um novo cliente ou lead.

Email marketing com newsletters

Os comunicados da sua empresa têm grande valor para quem necessita deles. Se ainda não criou listas de emails com os quais mantém contacto frequentemente, considere esta opção. Por poucos que sejam inicialmente, o importante não são os números no inicio, mas sim a prática e instalação de hábito destes métodos, que ao longo do tempo lhe irão providenciar com grandes retornos.

Em B2C as apostas estão nos cupões, descontos e outras promoções. Nos comunicados da sua firma de engenharia, está tudo no valor que apresenta.

Use a sua newsletter de email para:

  • Oferecer verdadeiro valor em conteúdos
  • Providenciar ligações para o seu website e conteúdos neste, como artigos de blog relevantes
  • Explicar conteúdos importantes de engenharia a quem não tem formação nela

Os comunicados deverão ser frequentes e não excessivos, e convém que mantenha o seu público perto de si para quando tiver comunicados sobre o seu negócio a fazer. Estas listas, sendo segmentadas, ajudam-no a aumentar a sua taxa de adesão, abertura e receção, evitando caixas de spam e audiências sem interesse.

As redes sociais e recomendações online

Ao contrário do que muitos negócios B2B pensam, as redes sociais não são apenas para os negócios de venda final ao consumidor. Eis o que queremos dizer: A internet é um lugar gigante com biliões de pessoas, tanto a navegar como nas redes sociais.

O que significa isto? Que os seus clientes, parceiros, fornecedores, e outras pessoas que fazem o seu negócio ser o que é, estão online.

A sua missão nas redes sociais é trata-las com uma festa de convívio profissional, claro. Tendo presente a audiência de pessoas que giram à volta do universo do seu negócio de engenharia, e estimular outras pessoas a quem ainda não chegou, a juntarem-se a si e ao seu negócio. E o impacto na bottom line nota-se.

Muitas pessoas querem estar onde as outras pessoas estão e adesão online ao seu negócio pode ser a diferença entre ser uma firma credível ou apenas mais uma (aos olhos de quem não o conhece e está em primeiro contacto).

Da mesma forma, o tipo de comunicação direta que consegue com as redes sociais é de tremendo valor para a sua empresa. Poderá usar esta comunicação direta a quem o segue para anúncios importantes sobre o seu negócio, como se por exemplo mudar de localização/instalações, novos projetos que acabou, projetos que está a começar, novas pessoas que recrutou, novas ideias e opiniões sobre a indústria de engenharia.

Aborda as redes sociais com o lado humano do seu negócio onde lhe é permitido, sem nunca perder o profissionalismo, comunicar de forma mais direta e descontraída com um público interessado.

Outro grande benefício de ter este público presente, é a capacidade de o classificarem online, aos olhos do público, tanto nas redes sociais com em diretórios e outros espaços.

O criticismo vai sempre existir, mas tomando-o de forma profissional e abordado o assunto em público, não só poderá desarmar a situação como também mostrar a potenciais clientes que se esforça para resolver problemas que tenham com o seu serviço, sendo que se preocupa com a satisfação dos seus clientes e mostra isso ao público nas suas plataformas online.

As recomendações e testemunhos online podem ser considerados o passa palavra dos dias de hoje, e uma boa recomendação poderá trazer-lhe novos negócios para a sua firma de engenharia.

Pronto para começar?

A DAT SEO ajuda. Com estas dicas de marketing na internet poderá começar a explorar ou reestruturar um mundo novo para o seu negócio! Com alguma prática e experimentação, poderá aglomerar várias práticas de marketing que trabalharão para si na angariação de novos clientes e negócios para a sua firma de engenharia.

Curioso por saber mais, ou à procura de alguma ajuda inicial? É para isso que a DAT SEO existe. Não hesite em preencher o formulário em baixo e em contactar-nos para um orçamento gratuito ou colocação de qualquer questão que tenha para iniciar práticas de marketing na internet para o seu negócio.