Serviços de Marketing na Internet para Franchises

Quando gere um franchise, está numa posição única para o sucesso em Internet Marketing.

Por um lado, a sua empresa já existe como uma corporação. Mas por outro lado, a sua localização tem a sua audiência própria na sua área. Isto significa que terá que promover o seu negócio online sem acidentalmente competir com a empresa mãe. Isso limita o número de keywords que poderá usar, e anúncios que poderá fazer, e até a reputação que cria.

Portanto, como pode um franchise capitalizar nas suas vantagens enquanto minimiza as complicações de uma empresa mãe? Para a resposta, continue a ler.

Como fazer o marketing do seu franchise?

Enquanto que existem muitas maneiras de levar o seu franchise para o mercado, online, sabemos existirem algumas maneiras que funcionam melhor.

Contactar a DAT SEO >

Estratégias de Internet Marketing Eficazes para Franchises

Criação de website

A criação de um website próprio é importante, dado que o website da empresa mãe não irá ajudar clientes a encontrar o seu negócio em específico.

Quando começa um website, mantenha em mente que necessita de algumas página chave para aumentar as chances de sucesso desde o inicio.

Para franchises estas páginas são: Página Home (homepage), Página Sobre Nós, Página de Contactos/Direções

A Página Inicial/Home é muito importante pois será a sua montra online. Deverá refletir a atitude da sua marca e negócio, e encorajar as pessoas a comprar.

A página Sobre Nós é importante porque dá direção às pessoas. Na eventualidade de ainda não terem ouvido falar sobre a sua empresa mãe, os potenciais clientes poderão ler uma sinopse rápida de quem é a empresa. Nesta página poderá também falar da maneira como abordar o seu negócio, atmosfera de trabalho, e outras ideias que tornem o seu franchise único.

Nos Contactos/direções coloque o nome da sua empresa, morada, número de telefone e horário. Inclua um mapa do Google para deixar as pessoas saber onde está.

Para uma navegação facilitada, coloque o menu numa barra superior sempre disponível com links para todas estas páginas.

Em todas estas páginas é importante que coloque sempre no footer (a barra mais inferior e fixa no seu site, com o seu próprio código que a define) o seu nome, morada e número. Isto dirá sempre a quem navegar o site, quem é, e também ajuda a Google a perceber que é diferente da sua empresa mãe.

Dependendo da indústria em que está, também poderá colocar uma página de inventário de produtos ou menu ao seu site, para que quem o visite poder ver exatamente o que tem para vender.

Quando terminar a construção deste website, otimize cada página para os motores de pesquisa. Se tiver o orçamento para tal, comece um blog. Os blogs são cruciais para qualquer estratégia de marketing na internet que seja recorrente, porque o deixam adicionar novos conteúdos de forma rápida e fácil.

Na verdade, os blogs tornaram-se tão comuns online que a maior parte dos marketers na internet concordam que estes são essenciais se quer ter sucesso com o seu negócio em geral.

Aproveita o SEO Local

SEO Local é o processo de adicionar o seu negócio a diretórios de motores de pesquisa e sites de testemunhos e reviews para que as pessoas consigam encontrar o seu negócio em múltiplas localizações online.

O diretório mais popular é o Google My Business, e o site mais popular de recomendações e testemunhos é o Yelp.

O Google My Business é excelente porque deixa aparecer nos resultados de Google o nome, morada, telefone e horários do seu negócio em pesquisa.

Os seus potenciais clientes poderão assim num lugar aprender tudo o que precisam sobre o seu franchise.

O Yelp e sites semelhantes são importantes porque irá chegar o momento em que um dos seus clientes irá deixar uma recomendação/testemunho. Estes sites permitem-lhe criar uma listagem do seu negócio e ter algum controlo sobre as suas revisões.

RECOMENDAÇÃO

Se não tiver atenção às listagens onde está e não gerir a sua página no Yelp ou outros sites, poderá ter imensas reviews injustas que lhe estão a tirar negócio. Para além de que estes sites dão-lhe mais oportunidades de aparecer nos resultados da Google quando alguém pesquisa pelo seu franchise na sua área.

Ambos os processos são 100% gratuitos, portanto só gasta os cinco minutos que demora a fazer este processo.

Arranja links de sites na comunidade

Esteja no Porto/Lisboa, ou numa vila de 20 pessoas, o seu distrito e município provavelmente tem um website. Isso significa que possivelmente o município gostará de partilhar negócios locais, na área.

Para si, isto traduz-se na possibilidade de arranjar links vindos do seu governo local. Os links são muito importantes em SEO, especialmente quando vem de fontes governamentais.

Para conseguir um link da sua vila, contacte-os e pergunte. Dizer-lhe que é um negócio local com funcionários locais é uma excelente maneira de alavancar a sua localização para poder em SEO – mais o tráfego para o seu website que poderá ganhar a partir do website do governo.

Alavanque o seu site empresarial

Adicionalmente ao site governamental, poderá também alavancar o site da empresa mãe.

Muita empresa tem recursos como librarias de imagem e demonstrações de produtos que deixam os seus franchasiados usar para promover vendas.

Pergunte se não sabe se a sua empresa mãe faz isto.

O aumento de vendas é sempre prioritário e certamente não haverá problema nenhum em facultarem-lhe fotografias, vídeos, e até um link vindo do website deles. Isto ajudará a melhorar o seu poder de SEO em vários aspetos.

Primeiro porque o Google gosta de ver websites que usam multimédia nas suas paginas. Fotografias, vídeos e outros elementos visuais são uma maneira excelente de suplementar a sua informação.

Também porque ter um link vindo do site da empresa mãe será uma maneira excelente de dar um boost ao seu site. Com um link da comunidade e um da empresa mãe, tem aqui um inicio excelente para o seu marketing na internet.

Todos estes fatores contam no que toca a angariar novo negócio para o seu franchise. Portanto quando tem estes recursos da empresa mãe do seu franchise, eles naturalmente irão atrair, envolver e converter novos clientes para si – mesmo que isso signifique estes novos clientes terem que ir. Com tudo isto em mente, existe ainda uma última estratégia que poderá usar para o seu SEO em Franchise.

Crie as suas próprias redes sociais

Quando tiver tudo preparado com o seu website, e tiver colocado em prática o que referimos em cima, poderá começar a contemplar o horizonte e expandir o seu território online para perfis nas redes sociais. Comece com um perfil no Facebook e se gostar Twitter. Mova para o Pinterest e Instagram, seguindo ou ao mesmo tempo que LinkedIn, conforme o esforço que esteja a pensar colocar nesta iniciativa. Aposte nos perfis pessoais das pessoas que trabalham consigo também. E no seu.

Uma das grandes vantagens do Facebook é a quantidade de pessoas que lá estão. A base de usuários do Facebook é enorme. Com mais de 1 bilião de pessoas online, é certo conseguir novos clientes com uma página de empresa (não crie um perfil pessoal com pedidos de amizade para a sua empresa). Publique regularmente e terá a sua audiência online a crescer.

A grande vantagem do Twitter é a facilidade na comunicação. Os seus tweets são pequenos e diretos. Portanto quando alguém interagir consigo poderá rapidamente responder e mostrar que aprecia a iniciativa de falar consigo.

Ambas estas redes sociais são excelentes lugares para discutir o seu website, o seu blog, e especialmente vendas. Se alguma vez fizer uma oferta especial, as redes sociais são o lugar certo para falar sobre isso. Isso irá criar buzz à volta do seu franchise, e o que lhe dá mais seguidores online, mais clientes e maior reconhecimento de marca.

De forma geral usar as redes sociais é uma maneira grátis de construir relações com potenciais clientes. E quando assim o faz, tem clientes fidelizados para toda a vida.

Marketing de Conteúdos para Franchises

O marketing de conteúdos para franchises é algo muito diferente da maioria de marketing de conteúdos para outros websites. Enquanto que muitas empresas apenas têm uma localização para levar ao mercado, os franchises têm múltiplos locais e lojas diferentes que querem apontar para diferentes regiões e tipos de clientes.

Enquanto que o marketing de conteúdos é uma das estratégias mais bem-sucedidas para conduzir novo negócio à sua empresa, tem uma particularidade desafiante no que toca a franchises.

O tempo que demora na sua eficácia é consideravelmente maior devido à natureza ramificada e ‘espalhada’ dos negócios franqueados – no entanto, quando o plano fica pronto, o marketing de conteúdos fará maravilhas pelo seu negócio!

Porque é o marketing de conteúdos importante para o seu franchise?

O marketing de conteúdos é útil aos franchises por diversas razões.

Em primeiro lugar, é uma estratégia que lhe permite conectar com potenciais clientes sem lhes estar a vender diretamente num primeiro contacto. Ao invés disso, poderá dar-lhes informação valiosa para que a primeira interação que estes potenciais clientes tem com a sua marca seja informativa e útil.

O marketing de conteúdos também ajuda a estabelecer a sua marca no mercado começando por criar e aumentar reconhecimento e perceção de marca.

Enquanto que muitos potenciais clientes e o publico em geral poderá já estar consciente da existência da sua marca se a sua equipa de marketing corre campanhas de anúncios de larga escala, os seus conteúdos irão ajudá-lo a construir uma reputação acima dessa, uma reputação de marca útil, informativa, confiável e perita no que faz.

Conteúdos como testemunhos de clientes e portfolios (dependendo da sua indústria) também poderá ajudar a mostrar aos seus potenciais clientes o que o seu ramo ou localização em especifico já conquistou.

Como gerir o marketing de conteúdos para franchises

O marketing de conteúdos para o seu franchise inclui vários passos. Existem vários componentes que juntos resultam no sucesso dos seus esforços de marketing. Em baixo estão alguns desses componentes para o sucesso do marketing do seu franchise!

Estrutura de Websites

Um dos fatores com maior impacto para o seu marketing de conteúdos é se usa um website para o franchise e todas as suas localizações, ou se usa um para cada loja/franqueado.

Se gere uma loja do franchise numa localização especifica, mas não tem a oportunidade de fazer mudanças no website principal, irá precisar de lançar o seu próprio website usando conteúdo como parte da sua estratégia de marketing,

Equipa de Marketing

Embora muito do seu conteúdo seja semelhante, poderá precisar de uma pequena equipa de marketing – ou pelo menos um copywriter dedicado – para criar conteúdos únicos para cada ramo. Reutilizar os mesmos conteúdos para múltiplos sites irá causar-lhe problemas de duplicação, o que significa que se tem diferentes websites para diferentes franqueados irá necessitar de criar novos conteúdos para cada um.

Setup de Analítica

A analítica poderá complicar para franchises, e o setup desta está dependente se tem um website ou vários para cada loja/ramo. Ao contrário de lojas únicas, todos os ramos do franchise necessitarão de ser monitorizados individualmente para poder ser mantida uma análise da performance de cada um.

Como criar uma estratégia de conteúdos para o seu franchise

É difícil fazer o marketing de conteúdos resultar sem começar com uma estratégia. Com anos de experiencia, a DAT SEO encontrou alguns passos que produzem uma estratégia para ajudar o seu plano de marketing de conteúdos ser bem-sucedido.

Defina objetivos concretos

Antes de começar a usar marketing de conteúdos para o seu franchise precisa de definir objetivos claros. É preciso desenhar o plano de acordo com aquilo que quer atingir de forma a ter algo pelo qual lutar e saber quando chegou a meta ou se ainda está longe dela.

Existem várias táticas que a DAT SEO emprega para conduzir tráfego para o seu site e atingir objetivos de conversão através de marketing de conteúdos.

Uma maneira de aumentar o tráfego é criar blogs e artigos atuais e com valor. É importante que defina o objetivo de regularmente adicionar conteúdos ao seu blog que irão ajudar os potenciais clientes no seu site.

Algo que é chave a atingir este objetivo é partilhar o seu blog nas redes sociais da sua empresa.

Por falar em redes sociais, outro objetivo de marketing de conteúdos deverá ser o de partilhar a maioria das suas ferramentas e conhecimento através das redes sociais do seu franchise. Esta é uma das melhores maneiras de conseguir espalhar o nome e serviços da sua empresa, portanto é um objetivo atualizar estas plataformas com novos conteúdos, regularmente.

Produzir infografias é outra estratégia que irá ajudar a sua estratégia de marketing de conteúdos a vencer. Infográficos visuais coloridos aumentar o interesse das pessoas em 80% – o que significa que estas pessoas estarão muito mais interessadas em ler a informação que está no infográfico. Essencial!

Pesquisa de Keywords

A pesquisa de keywords é importante para qualquer plano de marketing que a sua empresa coloque em andamento.

O propósito da pesquisa de keywords é para que consiga saber que conteúdos criar cujos seus potenciais clientes querem ler em vez de se focar especificamente em que palavras quer ter melhores rankings. Os motores de pesquisa vão apreciar muito mais que escreva para a sua audiência.

Coloque as keywords em informações que potenciais clientes interessados no seu serviço procurariam. Por exemplo, se está a gerir um serviço de rações para animais, uma das suas palavras provavelmente deveria ser alimentação para cavalos, ou comida para cães. Isto são coisas pelas quais os seus potenciais clientes estariam à procura nos motores de pesquisa para conseguirem encontrar informações e seriam palavras que os motores gostariam, consequentemente dando-lhe maior ranking nos resultados de pesquisa.

Certifique-se de que analisa as suas keywords por popularidade e competição que estará também a tentar ter melhores rankings nessa keyword.

Escolha os seus formatos

Pode criar conteúdos em muitos formatos, incluindo texto, gráficos e vídeo. Um dos primeiros passos é decidir qual destes quer incluir na sua estratégia.

Como especialistas em marketing de conteúdos, recomendamos começar com paginas à base de texto. Isto são formas gratuitas de conteúdos que funcionam bem quando está a começar os seus esforços.

Após o seu conteúdo escrito começar bem, poderá começar a ponderar ramificar para diferentes formatos como gráficos ou vídeo.

É também relevante denotar que diferentes tipos de informação funcionam melhor em diferentes formatos. Por exemplo, estatísticas funcionam bem com infografia. Dicas de empresa pessoais e vlogs funcionam bem apresentados em formato de vídeo para combinarem com a natureza mais pessoal de um blog ao contrário de um artigo.

O que podem os seus esforços de marketing de conteúdos incluir

Existem muitos tipos diferentes de conteúdos que poderá criar para ajudar o seu franchise a crescer e chegar novos clientes. Aqui ficam alguns que sabemos funcionar particularmente bem:

  1. Artigos que oferecem informação sobre os seus serviços e a indústria como um todo
  2. Publicações de Blog com informação atualizada sobre a sua empresa ou indústria
  3. Testemunhos submetidos por clientes leais. O valor de alguém a oferecer elogios à sua empresa é imensurável para potenciais clientes!
  4. Vídeos que interagem com visitantes e mostram-lhes o que esperar dos seus produtos ou serviços
  5. Infografias que captam a atenção do leitor e apresentam a informação de uma maneira visual e divertida
  6. CTAs (Chamadas à Ação – Calls To Action) que encorajam os visitantes a perseguirem o próximo passo, como mais leitura ou contactá-lo para mais informações
  7. Ebooks oferecem a potenciais clientes acesso a informação útil não só apenas sobre os seus serviços em particular, mas também sobre o tipo de trabalho que faz e porque é ele importante
  8. Webinars e blogs de vídeo que ajudam a taxas de conversão porque são pessoais (até certo ponto) e outras informações que apenas podem ser oferecidas pelo seu franchise, especialmente se usar membros do seu franchise.

Faça parceria com uma equipa de experts dedicados

Serviço ao cliente vem em primeiro lugar na DAT SEO. A sua empresa ou organização fará parceria com uma empresa de marketers, designers, developers e marketers de conteúdos expert dedicados a alimentar crescimento na sua indústria. Na DAT SEO, acreditamos em parcerias a longo prazo com significado e perceber a indústria dos nossos clientes é uma prioridade.