Serviços de Marketing na Internet para Restaurantes

A reputação de um restaurante é baseada principalmente na sua comida, mas uma boa estratégia de marketing é o mais próximo possível de recriar uma experiência e ambiente de refeição completa. Já que o marketing na internet se tornou uma necessidade para os restaurantes em Portugal, a sua estratégia online deve fazer o mesmo que a sua offline.

Quando as pessoas procuram um novo local para jantar ou almoçar, vão online para olhar para recomendações ou ler críticas de restaurantes na localidade. O seu restaurante tem que usar a internet para prometer uma refeição espetacular e um ambiente agradável. Se não tem uma presença online, poderá estar a perder muitas e muitas oportunidades de chegar a novos clientes.

Ao ler este artigo, iremos dar-lhe a comparação entre marketing tradicional e marketing online para restaurantes em Portugal. Irá também aprender porque é o marketing online tão importante para restaurantes em Portugal, e ficará com algumas ideias sobre como promover o seu negócio e localização online.

Contactar a DAT SEO >

Marketing na Internet para Restaurantes

O marketing na internet é exatamente aquilo que o nome diz: o processo de promover o seu negócio na internet. Tal como o marketing tradicional, existem muitos canais que poderá usar. Mas ao contrário de material impresso, TV ou rádio, o marketing na internet coloca um grande peso na participação da audiência e em conversações bilaterais, e não monólogos.

Alguns canais de marketing na internet são muitos similares aos canais tradicionais, incluindo banners e anúncios, vídeos, e diretórios locais. Outros são completamente diferentes, tal como artigos de blog e infografias. No entanto, não importa quais os canais, pois estes têm sempre como objetivo a interação com o seu restaurante – ou pelo menos deviam ter. Isto deve-se ao facto de o sucesso destes canais ser medidos por quantas pessoas respondem, não em quantas pessoas poderão talvez responder.

Muitos dos canais de marketing online não resultam a não ser que a sua audiência esteja a responder. As redes sociais são um exemplo bom. Se os seus seguidores não o estão a mencionar, a partilhar na sua página, ou a responder aos seus conteúdos, rapidamente se torna um monólogo ao invés de uma conversa. E no que toca a verem a sua partilha, não irá acontece como aconteceria (pelo menos) numa televisão ou rádio. As pessoas têm que ativamente se inscreverem, ao subscreverem a uma newsletter ou a deixarem um gosto para seguir a sua página numa rede social (gosto/seguir) antes de receberem as suas mensagens.

Graças à web, o marketing tornou-se mais focado em diálogos do que alguma vez tinha sido, e um dos seus objetivos é estimular este diálogo. Continue a ler para descobrir porquê.

Porque razão é importante o marketing na internet para restaurantes

A web veio mudar radicalmente a maneira como as pessoas comunicam umas com as outras e com as empresas/negócios. Neste momento, já toda a gente deveria estar a publicitar e a fazer o marketing do seu negócio online – e se não está pondere começar o mais rapidamente possível. Sem uma presença online sólida, está a perder grandes oportunidades de chegar a potenciais clientes.

O inbound marketing na internet é muito importante para restaurantes porque:

– Os seus clientes estão online

– Tem menores custos do que métodos tradicionais

– Cria conversões

– Expõe a sua ementa a olhos que poderiam nunca a ter visto sem entrar no local físico

– Se permitir testemunhos, as pessoas terão acesso a boas críticas logo nos primeiros momentos, tendo logo assim três ou quatro recomendações instantâneas

– Poderão ver o seu espaço da maneira como o quer apresentar

– E muito mais!

São estas algumas razões para ou começar ou reforçar com esforços de marketing online!

Os seus clientes estão online

Neste preciso momento, cerca de 3 biliões de pessoas por todo o mundo estão a usar a internet. É 42% de toda a população mundial. Os últimos números indicam cerca de 6 biliões de pesquisas diárias à procura de produtos ou serviços – e isto inclui o seu restaurante.

Se o seu plano de marketing não inclui a web, está a perder imensos novos clientes e dinheiro. Pior ainda, não vai conseguir ter nenhum controlo sobre a sua reputação, porque nunca poderá ser ‘dono’ dos conteúdos escritos por si em outros websites, da mesma maneira que poderia ser se fossem escritos no seu.

Custa menos – Em capital e em esforço

O marketing tradicional é caro. Um anúncio num jornal pode chegar a custar-lhe uma centena de euros grandes, e um menu ou cupão enviado por correio são euros gastos em especulação. O marketing na internet custa muito menos que outros métodos, mesmo quando utiliza canais como publicidade PPC (pay-per-click).

Cria conversação

A maior diferença entre o marketing na internet e o marketing tradicional é a conversação. O marketing tradicional é unilateral, com o seu restaurante a enviar uma mensagem que poderá nunca receber resposta.

Com o marketing na internet o consumidor pode comunicar também. Existem várias oportunidades para responder à sua mensagem de marketing. Os potenciais clientes podem falar consigo ou sobre si, enviar emails com perguntas ou reclamações, ou responder aos conteúdos no seu site em forma de comentário. O feedback pode nem sempre ser positivo, mas é bom ouvir sempre o feedback, especialmente se está à procura de melhorar o seu restaurante continuamente.

Agora que sabe o quão importante é o marketing na internet, o que pode fazer para levar o marketing do seu restaurante online? Continue a ler para descobrir o que fazer para alavancar os seus esforços de marketing.

Atrair novos clientes usando a web

Nos dias de hoje tem uma hipótese muito maior de chegar ao seu público alvo online do que em material impresso, TV ou rádio. Mas isto não significa que novos clientes venham automaticamente a si.

Como podem os restaurantes atrair novos clientes:

– Aceitar pedidos ou reservas online

– Utilizar SEO Local

Monitorizar críticas online

– Oferecer incentivos nas redes sociais

O marketing na internet para restaurantes requer uma mistura de criatividade, disponibilidade e tentativas de contacto constantes. O seu plano depende dos seus objetivos específicos e apontar para possíveis clientes, mas estas ideias dão-lhe um ponto de começo bom.

Aceitação de pedidos e reservas online

O objetivo final do marketing online é atrair novos clientes, mas muitas pessoas vão pesquisar sobre si online antes de entrarem no seu restaurante. Podem até usar o seu site para efetuar um pedido.

Utilize features online para aceitar ordens para take-out ou entrega se gere um restaurante casual, ou reservas para fine dining. Até pode tentar ambos se preferir! Seja qual a opção que adicionar, o seu website informacional e estático passou agora a ser um canal de vendas.

SEO Local

Enquanto escolhe palavras para descrever o seu restaurante e o ambiente ou comida deste, lembre-se de otimizar os conteúdos que escreve para a sua localização também.

A maior parte das pessoas prefere jantar fora perto de casa, portanto quase sempre pesquisam por restaurantes nas suas cidades ou vilas.

Inclua palavras chave no texto do seu website com base na localização em que está, desde copywriting na sua página até às etiquetas de título de cada página. Da mesma forma, certifique-se de o seu restaurante está registado nos resultados com base em localização que aparecem nos motores de pesquisa – por exemplos, quando alguém pesquisa «restaurantes de sushi no porto».

Monitorizar críticas online

Os seus anúncios foram escritos por si e estão agora em frente dos novos clientes que quer atrair, o que será que estes pensam? Para novos clientes, críticas e recomendações online que recebeu de outras pessoas/clientes significará muito mais do que aquilo que diz se si mesmo. Críticas online permitem a novos clientes saber aquilo que os seus clientes atuais pensam, e podem ser ativos muito beneficiais para o seu negócio.

Inscreva-se em websites como o TripAdvisor, FourSquare, Zomato, The Fork ou Yelp e monitorize cada website para ver novas recomendações. Se alguém partilha algo positivo, agradeça. Se alguém deixar uma recomendação negativa, aborde o cliente publicamente e tente falar com ele para melhorar a situação.

Para finalizar, também pode partilhar estas críticas positivas ou prémios que ganhe no seu website. Testemunhos, aquilo que chamamos «provas sociais» como estas são muito positivas e aumentam as probabilidades de as pessoas visitarem o seu restaurante.

Incentivos nas redes sociais

As redes sociais são uma boa maneira de interagir com clientes atuais e a comunidade em que insere também. Também ajuda a recompensar as pessoas pelo seu apoio ao seu restaurante, e até mesmo incentivar potenciais clientes a visitarem o seu restaurante.

Crie descontos, ofertas especiais, e outros incentivos nas suas páginas sociais como o Facebook ou o Twitter. Pode criar uma recompensa simples para pessoas que gostam da página ou que começam a segui-lo, ou dar prémios individuais àqueles que são seguidores fieis. Seja qual for o incentivo, estas ações serão sem dúvida apreciadas por aqueles que estão a considerar jantar ou almoçar no seu restaurante.

Considere usar o apoio da DAT SEO

O seu restaurante foi criada para providenciar uma experiência fantástica em todos os sentidos. Uma boa campanha de marketing deverá ser desenhada para fazer o mesmo. Crie um plano de marketing online que envolva a visão, som, cheiro e sabor do seu restaurante, e irá ter uma casa cheia todos os dias.

Precisa de ajuda a criar um plano de marketing na internet para o seu restaurante? Não tem tempo para marketing? Informe a DAT SEO. Como uma empresa de marketing na internet com provas dadas, já ajudamos inúmeras empresas portuguesas a explorar o marketing digital e na internet, aumentando os seus clientes e os seus lucros. Contacte-nos hoje para receber um orçamento gratuito e personalizado, sem obrigações, para tornar a campanha de marketing na internet do seu restaurante melhor do que nunca.

Descubra como a DAT SEO o poder ajudar – Ligue para DAT SEO, ou contacte-nos online para uma avaliação gratuita – hoje!