Google Hummingbird

Hummingbird é a atualização que altera por compete com a Google compreende as pesquisas – resulta num “novo” motor de pesquisa. Com lançamento anunciado no dia 20 de agosto de 2013, as alterações fazem-se sentir maioritariamente na semântica. A compreensão de sinónimos, intuito e conversações de pesquisa.

Apesar da significativa atualização não foram sentidas alterações de rankings (quebras abruptas). Ao contrário da atualização Panda e Penguin, que denotaram significativas perdas em SERPs, esta atualização surge como uma oportunidade para webmasters e melhoria da eficácia Google Knowledge, também conhecida como “knowledge graph”.

Outras atualizações Google
História Updates GooglePanda | Penguin | Hummingbird 

Targets Google Penguin

A atualização Google Penguin visou em especial duas especificas práticas:

  • Link schemes: aquisição de backlinks em websites de baixa qualidade ou sem qualquer relação com o seu. Esta prática resulta em não naturais métodos e manipulação de SERPs para obtenção de rankings.
  • Keyword Stuffing: a colocação de várias, ou até excessivas, e repetições as palavras-chave com o objetivo de manipular pesquisas para este tópico/keyword.

Target? Oportunidades !

  • Knowledge graph e a pesquisa semântica: após um ano do lançamento do “knowledge graph” com esta atualização a eficácia e inteligência do motor de pesquisa melhora exponencialmente. Google compreende as intenções de pesquisa e semântica e como resultado dispõe conteúdos e páginas relevantes para os utilizadores.
  • Pesquisa semântica: o que era um conceito tornou-se realidade, e eventualmente será o standard. Google dispõe os resultados mais assertivos a intenção de pesquisa e tanto os webmasters, marketer e profissionais de SEO como os utilizadores saem beneficiados. A pesquisa semântica resulta em melhores resultados para SEO local.
  • Pesquisa por voz: anteriormente os esforços da Google para pesquisa por voz apenas compreendia palavra a palavra. Agora, com esta atualização, a semântica e intenção de pesquisa são compreendidas e aproxima as pesquisas da tendência inevitável e tão discutida na indústria de SEO.
  • Pesquisa local: apesar dos esforços na comunidade para compreensão se houve não impactos (que não se sentiram) nos SERPs, os profissionais de SEO local evidenciaram melhorias significativas pela nova disposição dos resultados.

Hummingbird e as oportunidades

Hummingbird assinala a intenção da Google ao mostrar um muito valorizado esforço na compreensão da intenção de pesquisa dos usuários. Um motor de pesquisa mais inteligente, que responde as necessidades dos utilizadores, vem beneficiar todos os donos e gestores de websites.

A compreensão natural da línguas e conteúdos tem como reflexo melhor exposição de resultados e consequente tráfego. Hummingbird faz a ponte e cria distancia entre sites de conteúdo e qualidade elevada e outros opostos, com estratégia de SPAM e táticas nefastas para ganhos exponenciais não orgânicos.