Google RankBrain

Google RankBrain é a atualização do algoritmo, realizado em 26 de outubro de 2015, que utiliza machine learning para determinar os resultados mais relevantes nas pesquisas. Anteriormente a atualização RankBrain o algoritmo da Google determinada, por simples correlação, o resultado com base na pesquisa, agora através de inteligência artificial outros fatores são considerados: localização, personalização e intenção de pesquisa. Mais um passo de qualidade para providenciar resultados mais assertivos e relevantes. Uma tendência que irá se manter e melhorar através de machine learning.

Outras atualizações Google
História Updates GooglePanda | Penguin | Hummingbird | RankBrain

Como RankBrain influencia SEO?

Esta alteração no algoritmo, pela sua sofisticação e modernidade, poderá impactar o seu SEO ou não! Tudo depende da visão com que encaramos o update, podemos considerar que se torna mais complexo, mas por outro mais podemos compreender que o contexto e relavancia das pesquisas e resultados apenas irão beneficiar os resultados.

  • Distintos sinais afetam diferentes resultados: anteriormente ao RankBrain o algoritmo tinha em consideração fatores como a diversidade dos links, extensão dos conteúdos, palavras-chave, …, sendo que agora passar a considerar com maior importância a relevância da página em relação com a intenção de pesquisa do utilizador em especifico
  • Reputação do website: a par dos normais esforços para criar um website que seja uma fonte autoritária em determinado assunto, na esperança de obter ranking para especificas palavras-chave, a Google cada vez mais tem em consideração a relevância e qualidade dos sites para oferecer a melhor experiência possível aos seus utilizadores.
  • Palavras-chave e páginas: a criação de uma página para uma palavra-chave já se tornou obsoleta, como muitos profissionais de SEO tem vindo a referir. SEO nos tempos modernos, atuais e com boas práticas de SEO, compreender e criam páginas com variações das palavras-chave, incluindo sinónimos e intenções de pesquisa, a par de questões, dicas e opiniões, complementadas com elementos multimedia, para o enriquecimento da qualidade dos conteúdos e experiência de utilização