Google Penguin

Atualização do algoritmo Google Penguin foi anunciada no dia 24 de abril 2012, com a finalidade de penalizar website com “demasiada otimização” e não naturais perfis de backlinks. A par da atualização Panda o primordial objetivo visa valorizar websites com qualidade e diminuir SERPs nos opostos sites.

O lançamento da atualização impactou 3.1% dos sites em Inglês. Entre 2012 e 2016 foram documentadas 10 atualizações, evoluindo ao longo do tempo as alterações e com impacto na comunidade de SEO que tentou compreender as melhores práticas a serem aplicadas para este update. No inicio de 2017, Google Penguin, é parte integral do algoritmo core.

Outras atualizações Google
História Updates GooglePanda | Penguin | Hummingbird | RankBrain

Targets Google Penguin

A atualização Google Penguin visou em especial duas especificas práticas:

  • Link schemes: aquisição de backlinks em websites de baixa qualidade ou sem qualquer relação com o seu. Esta prática resulta em não naturais métodos e manipulação de SERPs para obtenção de rankings.
  • Keyword Stuffing: a colocação de várias, ou até excessivas, e repetições as palavras-chave com o objetivo de manipular pesquisas para este tópico/keyword.

Como sei se fui afetado pelo Panda?

Primeiramente, a par de todas as atualizações realizadas pela Google, é necessário compreender e aferir se existem outras práticas e métodos que possam estar a prejudicar esforços de SEO. Recomendamos que através da Google Search Console afiram se existem penalizações manuais como etapa inicial.

No Google Analytics podem constatar se existe uma drástica ou significativa quebra de tráfego nas datas desta atualização. Caso exista deverá repensar e tomar as devidas precauções para recuperar e inverter a otimização das palavras-chave e práticas de link building.

Imagem via: MOZ Blog

Estratégias para Recuperar

Ao contrário das penalizações manuais de links, através da requisição à Google para o efeito, na atualização Penguin após a remoção dos links gradualmente, após o site ser rastreado, a Google removerá as penalizações. Para mais informações sobre a limpeza de links pode consultar o nosso serviço de Link Clean Up.

Tarefas para recuperação:

  • Auditar Links: realiza uma extensa auditoria dos link (link graph) e encontre onde o seu website está lincado.
  • Otimização de Links: altere e modifique links para os textos ancore sejam mais naturais
  • Remoção de Links: os links não naturais e de baixa qualidade deverão ser eliminados
  • Disavow: no processo de remoção desative, no Webmaster Tools, todos os links com aspeto de spam e que não consiga controlar a sua remoção
  • 301 para o novo domínio: se copiar o seu website para um novo domínio ou subdomínio redirecione tudo com 301 redirects
  • Revisão de conteúdos: deverá aferir se existe excesso de otimização. Caso seja o caso, deverá assegurar que as palavras-chave tem um aspeto natural e não existem repetições e os conteúdos fazem sentido no determinado tópico

Em resumo, a atualização Google Penguin foi criada em seguida do Panda para beneficiar websites com conteúdos de qualidade, relevo, autoridade e relevância. Sites que fazem uso de esquemas de backlinks e realização excessiva otimização são penalizados.

A utilização de boas práticas, ao invés de nefastas para ganhos efémeros e rápidos, é sempre a melhor estratégia e forma de prevenir penalizações futuras.