Glossário de SEO

Definição Comum da Terminologia de Internet Marketing

Se é novo no mundo da otimização para os motores de pesquisa, e marketing digital em geral, todos os acrónimos e termos que visualiza em websites, blogs, e guias podem-lhe ser de todo desconhecidos. Afinal o que significa SEO, CRO, PPC, CMS e todos esses lindos termos?!

Não entre em pânico (por enquanto). Com este tutorial irá, através de uma simples e sucinta explicação, compreender todos os termos e simbologia para um enriquecimento pessoal ou profissionais e, principalmente, ajudar a sua jornada no mundo do marketing digital – este é o verdadeiro intuito deste glossário de termos essenciais. Está desenhado para qualquer pessoa compreender em geral ou algo especifico relacionado com a área do marketing, onde utilizamos os termos originais em inglês. Existe uma ênfase em SEO, mas o glossário abrange todas as áreas do marketing digital.

Caso pretenda aprender ou compreender como o seu negócio pode beneficiar de SEO, pode-nos ligar para (351) 913083643 ou pelo e-mail info@dat-seo.com

Como utilizar esta pagina

A terminologia de marketing contida nesta página está organizada alfabeticamente. Ao clicar/carregar nas seguintes letras será direcionado(a) para a respetiva parte da página (scroll down) e aí irá encontrar o termo que procura.

Estando feita a introdução, aqui segue a lista dos mais comuns termos de internet marketing ou marketing digital e as respetivas definições para ler e estudar. Esperamos que o nosso contributo contribua para seu usufruto e satisfação.

0-10  A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z

.HTACCESS

Ficheiro de configuração do website que lhe permite estabelecer redireccionamentos e proteger ficheiros com passwords.

200 STATUS CODE

Estado OK. A página ou imagem foi encontrado e carregou com sucesso.

301 REDIRECT

O código de redireccionamento permanente do servidor. Um ficheiro ou website foi permanentemente movido para uma nova localização. É uma boa pratica de SEO.

302 REDIRECT

Código do servidor para um redireccionamento temporário.

404 STATUS CODE

Código no servidor “Not Found”. A criação de página 404 auxiliam na usabilidade e experiência dos usuários.

A/B TESTING

Realização de testes, duas versões, de um website, campanha, ou outra ferramenta na finalidade de compreender a melhor performance com base nos seus objetivos. Também conhecido como split testing.

ABOVE THE FOLD

Todo o conteúdo visível sem a necessidade de fazer scroll down.

ABSOLUTE LINK

Um link que utilização o URL por completo ao invés de usar um caminho relativo. Os links absolutos (traduzido à letra) são preferidos aos caminhos (paths) visto evitarem problemas na canonicalization e hijacking

Exemplo de link absolute: http://nomedosite.com/categoria/página

Link relativo: …/categoria/página

ADSENSE

Plataforma de publicidade da Google. Através da indexação do Adsense em blogs e websites webmasters recebe uma percentagem dos gastos dos anunciantes. Os anúncios pode ser links em texto, gráficos, gráficos animados e vídeos.

ADVERTISING NETWORK

O elo intermediário entre os anunciantes e os websites. Estas redes funcionam como matchmakers entre ambas as partes. O maior proeminente é a Google Search Network, onde os anunciantes têm acesso ao espaço que podem publicitar dentro da plataforma de AdWords.

 ADWORDS

A plataforma de publicidade da Google. Determina a colocação de anúncios através de “quality score” baseada em click-thought rates, bounce rates e outros fatores. A maior rede de publicidade existente mundialmente.

AFFILIATE MARKETING

Programas de marketing de afiliados permite independentes marketers (afiliados) o ganho de uma remuneração através de um modelo de aquisição – modelo CPA (cost per action). Os afiliados ganham dinheiro com base no sucesso das conversões – atrair visitantes para os websites.

Exemplo: Empresa XYZ oferece um programa de afiliados onde por cada utilizador que se registe o afiliado recebe X $€. O Afiliado foca-se em atrair visitantes para o website da empresa XYZ na esperança que utilizadores se registem e dessa forma receba a sua comissão.

ASYNCHRONOUS JAVASCRIPT & XML (AJAX)

Técnicas de desenvolvimento web que permite utilizadores requisitarem dados sem a necessidade de carregar uma nova página.

ALEXA

Serviço online, adquirido pela Amazon, que realiza rankings estimados no tráfego dos websites. Faculta muitos outros detalhes, desde engagement a geografia.

ALGORITHM

Processo automático desenhado para resolver problemas de forma ágil e rápida. O algoritmo da Google determina os websites e que aparecem na pesquisa e os respetivos rankings de um determinado termos ou palavra-chave (keyword).

ALT ATTRIBUTE

Código HTML utilizado como texto alternativo para uma imagem ou vídeo. Atributos Alt são utilizados por screen-readers e motores de pesquisa ao facultar contexto para a imagem ou vídeo.

ANALYTICS

Informação compilada que permite analisar dados ou estatísticas. Métricas como visualização de páginas, comportamento dos utilizadores, tempo de carregamento/upload, e dimensões demográficas ou localizações.

ANCHOR TEXT

Texto visível e clicável num link (hyperlink). Textos ancora são importantes para SEO visto a Google julgar a relevância do texto no contexto do texto. No entanto, com a atualização Google Penguin a utilização de exatos textos (utilização do texto ancora igual ao título da página) está definido como não recomendável.

APPLICATION PROGRAM INTERFACE (API)

Conjunto de rotinas, protocolos e ferramentas para a criação de aplicações/softwares. Muitos produtos utilizam programas de APIs que permitem, de forma simplificada, a integração e uso de terceiras partes de softwares em aplicações personalizadas.

AUTHORITY

Usualmente relacionada com a autoridade do website, é essencial para determinar a qualidade, utilidade e relevância de um site. Website com eleva autoridade tem rankings mais elevados nos motores de pesquisa.

BAIT & SWITCH

Construir um website com uma finalidade, e depois alterar para outra finalidade após a obtenção de autoridade. Por exemplo, construir um website informativo e útil para posteriormente sobrecarregar de anúncios/publicidade para ganhar dinheiro.

BANNERS

Nome dado a imagem da publicidade/anúncio que o website consta. Os banners podem ser estáticos, interativos ou animados e podem aparecer em qualquer parte do website.

BANNER BLINDNESS

Utilizadores tornaram-se adversos à publicidade, usual no topo e footer dos websites, e aí surgiram outro tipo de banners – textos e anúncios contextual para a obtenção de melhores resultados.

BEHAVIORAL TARGETING

Anúncios segmentados para usuários com maior probabilidade, com base em comportamentos anteriores, compras recentes, visitas a websites, e pesquisas. Muitas destes casos são possíveis através das cookies.

BING

Motor de pesquisa da Microsoft, criado em 2009. Bing para suporta Yahoo.

BING ADS

Plataforma de publicidade paga da Microsoft, em paralelo com Google Adwords. Conforme AdWords, Bing Ads também determina a frequência e tipo de anúncio co, base numa variedade de fatores na finalidade de obter o máximo click-though rate.

BLACK HAT SEO

Técnicas de SEO que não vão de encontro com os standards dos motores de pesquisa. Estas técnicas têm formas não naturais, ou usuais, com a finalidade de explorar lacunas e obter ranking exponenciais num curto espaço temporal.

BLOG

Originários de “weblog” ou “web log”. Podemos denominar com um meio de comunicação com atualizações regulares, normalmente gerido por uma pessoa ou um pequeno grupo. Blogs habitualmente tem uma forma informal. Muito blogs são ótimos exemplos de marketing de conteúdos.

BOUNCE RATE

Visível no Google Analytics, bounce rate refere-se a percentagem de visitantes num website que abandona uma específica página sem visitar outras.

BRAND

Uma empresa ou organização que está associada a determinado produto ou serviço. Por exemplo, “Ford” é uma marca de automóveis.

BRANDED KEYWORDS

Palavras chave associadas a uma marca. Usualmente palavras com elevados valores e consequentemente elevadas conversões.

BREADCRUMB NAVIGATION

Uma prática de navegação que auxilia na explicação da relação entre páginas, para motores de pesquisa e visitantes. Navegação de breadcrumbs tipicamente tem o formato: “Homepage > Categoria > Conteúdos” e representa a arquitetura do website.

BROKEN LINK

Qualquer hyperlink que não esteja a funcionar como seria suposto. Existem vários fatores que podem causar: website estar offline, conteúdo movido para outra localização, outros motivos. Um ocasional link quebrado não tem impacto em SEO, mas caso existam demasiados irá ser prejudicado.

CACHE

Versão de uma página website que é gravida e indexada pelos motores de pesquisa. É possível visualizar versões em cache de uma página website que dista da atual versão da página.

CANONICAL URL

Uma singular página ou partes de conteúdos que podem ser acedidos através de vários URLs. A criação de URLs como canonical indica a autoridade como o “correto” ou a versão preferencial para os motores de pesquisa.

CART ABANDON RATE

Em lojas online (e-commerce), representa a percentagem de visitantes que adiciona um ao produto ao caro de compra e abandona o website sem completar a compra/encomenda.

COUNTRY CODE TOP LEVEL DOMAIN (CCTLD)

ccTLDs tipicamente refere-se a um país específico. Por exemplo .pt para Portugal e .com.br para Brasil.

CLICK-THROUGH RATE (CTR)

Percentagem de visitantes que clica numa página via um específico link.

CONCEPTUAL SEARCHING

Técnica utilizada pelos motores de pesquisa, a pesquisa conceptual interpreta uma pesquisa de forma semântica ou contextual a invés das exatas palavras. Como resulta evidenciamos resultados mais relevantes em pesquisa.

CONTENT MANAGEMENT SYSTEM (CMS)

Denominado em português como Sistema de Gestão de Conteúdos, é o back end (área privada) de um website onde é-lhe permitido gerir as páginas, textos, gráficos, multimedia, e/ou código que aparece no website. Se utiliza WordPress, Mangento, Drupal, Jommla, Sitecore, ou outro similar, está a utilizar em CMS.

CONTENT MARKETING

Marketing de conteúdos refere-se a pratica explorada pelas empresas para a atração de potenciais leads através de blogs, artigos, vídeos, gráficos, ou outros elementos que desenvolvam. Marketing de conteúdos é uma prática dentro do Inbound Marketing.

CONTEXTUAL ADVERTISING

Uma forma de anúncios/publicidade relevantes com base no conteúdo que visualiza.

CONVERSION

Conversões são ações desejadas num website como uma compra ou o registo de um formulário. Conversões únicas podem ser configuradas e mensuradas no Google Analytics para compreensão das ações e quantificação dos resultados.

CONVERSION RATE

Percentagem que cada visitante converte num website. Por exemplo, se duas pessoas em 100 visitantes adquirirem um produto a taxa de conversão é de 2%.

CONVERSION RATE OPTIMIZATION (CRO)

Otimização ativa, com base em testes, da taxa de conversão, para melhoria dos objetivos.

COOKIE

Identificação única de dados gravados referente aos utilizadores nos browsers. Cookies permitem a personalização das experiências, medição das conversões, e realização d remarketing.

COST PER ACTION(CPA)

Custo por aquisição, é a medida da eficácia da publicidade online. Um valor monetário é designado a uma especifica ação, desde um click ao utilizador submeter a sua informação pessoal. Esta estrutura é usualmente utilizada em programas de marketing de afiliados. Por exemplo, um afiliado é remunerado mensalmente pelo total de click que visitantes efetuam num anúncio.

COST PER CLICK(CPC)

Custo por click, é um método de medida da eficácia de pay-per-click advertising (PPC). Custo por click refere-se ao montante que uma empresa vai despender por cada vez que alguém carrega no anúncio. Objetivos dos marketers é baixar o CPC para maximizar o ROI (retorno sobre o investimento).

COST PER THOUSAND(CPM)

Custo por mil, é a medida por mil impressões. Reflete a rentabilidade de um website.

CRAWLER

São responsáveis pela descoberta de novas páginas web e consequente a sua indexação. Assegurar a visibilidade para motores de pesquisa é um fator crítico de SEO.

CASCADING STYLE SHEET (CSS)

Folha de estilos (linguagem) que descreve a apresentação (em geral) do website. Ficheiro CSS está associado a cada página HTML de forma a controlar como os elementos de cada página aparecem. Permite simplificar em código as páginas de HTML.

DAYPARTING

Modificação de uma campanha em concordância com a frequência de atividade dos utilizadores.

DE-LISTING

Quando uma ou várias páginas web são removidas dos diretórios dos motores de pesquisa. Esta ação pode ser temporária ou permanente, e por acontecer por múltiplos fatores incluindo por penalizações, mudanças nos algoritmos, alteração da localização da página em questão, …

DEMOGRAPHICS

Demografia, são segmentações de uma população, como o género, idade, localização, … Plataforma de anúncios permitem específicas segmentações para melhor targetting.

DIRECTORIES

Diretórios, são organizadas coleções de websites. Diretórios de referencia habitualmente são geridos e atualizados por especialistas dessa mesma indústria.

DISAVOW

Ferramenta de disavow permite a remoção de links prejudiciais / de fontes não credíveis. Isto indica a Google que o webmaster não aprova o link dessa especifica fonte, e combate penalidades SEO.

DISPLAY ADVERTISING

Publicidade online que inclui banner ads, imagens ou vídeos. Webmaster pode utilizar redes de display para rentabilizar os seus websites.

DOMAIN NAME

Domínio, é a personalização do nome do seu website. Por exemplo, no URL: http://www.empresa.com, “empresa” é o nome do domínio.

DOMAIN NAME SERVER(DNS)

Formato que relaciona o nome do domínio com o alojamento web para determinado endereço TCP/IP.

DOORWAY PAGE

Página web criada especificamente para obter ranking em determinadas pesquisas, mas cobre diversos tópicos. Habitualmente, redirecionam para outras páginas e dispõe de anúncios relacionados com os termos de pesquisa.

DUPLICATE CONTENT

Conteúdos duplicados ou replicados, é massivamente prejudicial em SEO.

DWELL TIME

Tempo que um utilizador demora entre um website e voltar aos resultados de pesquisa.

DYNAMIC CONTENT

Conteúdos dinâmico, é conteúdos programado para alterar ao longo do tempo. Motores de pesquisa pode encontrar dificuldades em indexar este tipo de conteúdos.

ECOMMERCE

Também designado como lojas online, é um website que comercializa produtos online. Termo original é “electronic commerce.”

EDITORIAL LINK

Link inbound que não foi adquirido ou requisitado. Links editoriais são rececionados como resultado de boas práticas de marketing de conteúdos.

ENGAGEMENT METRICS

Medições analíticas para compreensão da relação entre usuários e o website. Alguns exemplos de métricas de relacionamento são: click-through rate, visitas repetidas, tempo em página.

EVERFLUX

Designação da Google para continuas alterações nos algoritmos e indexação dos motores de pesquisa.

EXIT RATE

Percentagem de visitantes que vê uma página e abandona o website. Difere de bounce rate.

EXTERNAL LINK

Links que apontam para diferentes websites ou domínios. Motores de pesquisa consideram a qualidade de links externos nos seus algoritmos.

FAVICON

Pequena imagem que é visível perto do URL nos browsers web.

FILE TRANSFER PROTOCOL (FTP)

Protocolo de transferência de ficheiros de um servidor para outro. Muitos websites são geridos através do acesso FTP.

FLAT DESIGN

Estilo de web design que se popularizou no final dos anos 2000. Flat design utiliza feitos 3D ou esqueumorfismo (skeuomorphism). Exemplo populares são o Windows Metro UI e o tema Android OS.

FORUM

Comunidade de utilizadores que utilizam plataformas para comunicação. Habitualmente criadas ao redor de um determinado assunto ou nicho.

FRESH CONTENT

Novo e dinâmico conteúdo. A criação regular de conteúdos (novos, originais e republicações) resulta em elevados resultados nos motores de pesquisa e consequente relacionamento com utilizadores.

GEO-TARGETING

Targeting de utilizadores através de anúncios ou com base em conteúdos baseado nas suas localizações geográficas.

GOOGLE KEYWORD TOOL

Ferramentas de pesquisa gratuita da Google. Esta ferramenta providencia estimativas de volume, competição e palavras chave relacionadas com uma especifica ou similares.

GOOGLE PARTNER

Google Partners é o programa da Google para agências e profissionais de marketing. Ao fazer parte do programa Google Partners terá acesso a eventos e formação, pesquisas extensivas de indústrias, e certificações.

GOOGLE TRENDS

Ferramenta da Google que compara volume de pesquisas de palavras chave num determinado período de tempo.

GOOGLE WEBMASTER GUIDELINES

Melhores práticas e guidelines para obter os melhores resultados na pesquisa da Google.

GOOGLE WEBMASTER TOOLS

Set de ferramentas da Google que permite obter conhecimento técnico sobre as suas plataformas web.

GOOGLEBOT

Nome do crawler/search spider da Google.

HEADINGS

Elemento HTML que visa descrever os conteúdos de uma página web. Headings vão do H1 ao H6, e deverão ser usados corretamente para efeitos de SEO.

HIDDEN TEXT

Texto oculto para os motores de pesquisa. Esta técnica tem efeitos nefastos e consequentemente causa penalizações pela Google.

HOMEPAGE

Página inicial de um website onde os utilizadores podem navegar o site.

HYPERTEXT MARKUP LANGUAGE (HTML)

Linguagem de código básica para a criação de websites. Quando alguém se refere a “código” normalmente referem-se ao HTML.

HUMMINGBIRD

Update do algoritmo da Google. Hummngbird melhorou o algoritmo da Google através da compreensão de semântica e sinónimos na pesquisa.

HYPERTEXT TRANSFER PROTOCOL(HTTP)

Protocolo utilizado na comunicação entre servidores e web browsers. Dados são enviados de um servidor do website para o browser do utilizador.

IMPRESSIONS

Impressões, são o número de vezes que publicação é visível.

INBOUND LINK

Um link que aponta para de um site para outro.

INBOUND MARKETING

Forma de marketing no qual uma empresa atrair potenciais clientes ao invés de os contactar diretamente.

INDEX

  1. Agregação de dados que um motor de pesquisa gera para determina pesquisa
  2. Raiz de um website

INFOGRAPHIC

Termos simplificado “information graphic,” é uma representação visual de dados. Normalmente são apresentados sobre a forma de longas imagens onde constam informações sobre um determinado tópico.

INFORMATION ARCHITECTURE (IA)

Arquitetura de informação é a pratica de organização dos websites com a finalidade de simplificar a usabilidade e experiência dos utilizadores. Profissionais que trabalhem nesta área produzem wireframes ou estruturas de layouts para websites, podem também desenvolver testes de performance para assegurar a satisfação dos visitantes.

INTERNAL LINK

Link interno, de uma página para outra, dentro do mesmo website.

INTERNET SERVICE PROVIDER (ISP)

Empresas que vendem serviços de acesso à internet.

INVISIBLE WEB

Parte da internet que não está visível nem indexada pelos motores de pesquisa. Como resultado, não aparecem nas pesquisas.

INTERNET PROTOCOL (IP) ADDRESS

Identificação numérica especifica designada a um dispositivo com acesso a internet. Cada dispositivo com acesso a internet tem um endereço IP.

JAVASCRIPT

Sript linguagem habitualmente incutido no conteúdo HTML para a criação de funcionalidade dinâmicas.

KEY PERFORMANCE INDICATOR (KPI)

Especifica métrica que serve para compreensão e medição dos esforços de marketing. Por exemplo, bounce rate (percentagem de visitantes que abandona um website após visualização de uma única página), é uma métrica que serve para tracking deste especifico comportamento.

KEYWORD

Especifica palavra chave ou sentença pesquisa nos motores de pesquisa com a finalidade de encontrar informação relevante. Palavra chaves pode ser algo simples como “SEO” como algo mais específica “Melhor empresa de SEO em 2017 no Porto”.

KEYWORD DENSITY

Densidade de palavra chave é o número e vezes que uma palavra aparece numa página. A monitorização da densidade já não é um fator crítico de sucesso, no entanto é uma boa prática para a utilização natural nas páginas para a obtenção de rankings.

KEYWORD RESEARCH

Processo de identificação das relevantes e rentáveis keywords para esforços nas campanhas de SEO e PPC.

KEYWORD STUFFING

Excessiva colocação de uma determinada keyword em determinada página. Esta pratica já não tem resultados em SEO e, quando praticada, tem impacto negativo no ranking da página.

KNOWLEDGE GRAPH

Organização de informação para melhorar a apresentação de resultados de pesquisa da Google.

LANDING PAGE

Página que utilizadores são direcionados ao carregarem num link ou anúncio.

LINK

Caminha de uma página website para outra distinta, ou para uma diferente localização na mesma página.

LINK BUILDING

Obtenção de links em outros websites para uma determinada página com a finalidade de obter rankings nos motores de pesquisa.

LINK CHURN

Medição de link perdidos num determinado intervalo de tempo.

LINK EQUITY

A medição da qualidade de um website baseado no perfil de inbound links e o potencial de ranking que poderão obter ao linkar com outro website. Website com elevado link equity normalmente tem ranking substanciais em detrimento de outros sites.

LINK FARM

Websites que apenas criem links para outros sites.

LINK POPULARITY

Popularidade dos links de um website é o número de links inbound que contem. Google valoriza backlinks de qualidade em correlação a quantidade de backlinks.

LINK REPUTATION

Medida da qualidade geral e relevância do perfil de links de um website.

LOCAL SEARCH

Funcionalidade de pesquisa segmentada que permite utilizadores procurarem com base numa localização geográfica ou invés da normal pesquisa generalizada.

LONG TAIL KEYWORDS

Palavras chave especificas ou frases que refletem uma intenção de pesquisa pelos utilizadores. Tem elevado valor e em geral baixa competição.

MANUAL PENALTY

Aplicação de uma penalização manual a um website por um responsável dos motores de pesquisa.

META DESCRIPTION

Sucinta descrição do conteúdo de uma página que aparece nos motores de pesquisa a baixo do título da página.

META KEYWORDS

Tag HTML utilizada para especificas palavras chave e frase que uma página tenciona obter rankings. Motores de pesquisa cada vez menos valorizam.

MICROBLOGGING

Blogging através de curtos, frequentes e updates de artigos. Realizado em plataformas como o Twitter.

MINDSHARE

Número de pessoas que pensam em uma determinada marca quando consideram um produto em especifica categoria. Termo português posicionamento.

MOBILE MARKETING

Esforços de marketing num dispositivo mobile, como um smartphone ou tablet.

MULTIVARIATE TESTING

Teste de múltiplas variáveis ao mesmo tempo para compreensão da combinação com melhores resultados.

NAVIGATION

Mecanismo que direcionada utilizadores no website.

NEGATIVE SEO

Esforços nefastos de SEO com a finalizada de prejudicar rankings de outros websites nos motores de pesquisa. Esta prática é realizada através de estratégias back hat SEO tais como spamming com inbound links de pouca qualidade.

NICHE

Específico subset dentro de uma categoria. Por exemplo, a categoria “marketing” e um possível nicho “seo marketing para empresas tecnológicas”.

NOFOLLOW

Atributo HTML que comunica aos motores de pesquisa para não transferir autoridade através do link criado para o especifico website de destino.

OPEN SOURCE

Software onde o código fonte é aberto a possíveis alterações e modificações.

OPT-IN

Iniciativa de marketing que permite um utilizador participar. Por exemplo, o opt-in numa newsletter requer que o utilizador registo o seu endereço de e-mail na finalidade de receber as newsletters.

OPT-OUT

Iniciativas de marketing que um utilizador escolhe não participar.

ORGANIC SEARCH RESULTS

Resultados orgânicos nos motores de pesquisa. O objetivo fulcral e primordial de SEO é incrementar o ranking nos motores de pesquisa.

OUTBOUND LINK

Link direto que remete utilizadores de um website para outro.

OUTBOUND MARKETING

Pratica de alcançar audiências/utilizadores na expectativa de os converter em clientes. Tipicamente consistem em anúncios na TV, anúncios de rádio, banners e envio de e-mails diretos.

PAGERANK

O primeiro algoritmo utilizado pela Google para ordenar os resultados nas pesquisas, baseado inteiramente no número e qualidade de links inbound. Google cada vez mais tem outros fatores de ranking nos algoritmos para prevenção de explorações incorretas de SEO.

PAID INCLUSION

Websites que correspondem a determinados standards como comprar anúncios em diretórios.

PANDA

Um dos algoritmos da Google. Panda visa a compreensão dos websites com base na qualidade dos conteúdos, utilizando um número de sinais para essa “suposição”.

PAY-PER-CLICK (PPC)

Anúncios pagos colocamos no sidebar ou área de topo nos motores de pesquisa. PPC representa um custo para os anunciantes sempre que um click no anúncio é realizado.

PENALTY

Penalidades são aplicadas pelos motores de pesquisa, e atualizações dos algoritmos, visando os websites que não correspondes as guidelines e termos dos mesmos. Penalizações comuns incluem praticas de spam, spyware, reduzidos conteúdos e colocação excessiva sem qualidade de palavras chave. As penalidades podem ser aplicadas e removidas consoante as alterações de comportamentos dos websites.

PENGUIN

Um dos algoritmos da Google, O algoritmo Penguin penaliza websites que participam em esquemas de links para manipulação do número de links apontar para uma determinada página.

PERMISSION MARKETING

Termos que se tornou referência através de Seth Godin que é um sinónimo de inbound marketing.

PIGEON

Atualização do algoritmo da Google que estreita a relação ente pesquisas locais e regulares.

PIRACY UPDATE

Update da Google que penaliza website em consonância com as diretrizes DMCA.

POP-UP

Anúncio criado que “salta à vista” dos conteúdos da página.

PORTABLE DOCUMENT FORMAT/PDF

Formato de ficheiros da Adobe Systems. Ficheiros são visualizados e gravados num formato e layout pronto a ser impresso.

QUALITY LINK

Um link com valor elevado em relação a outros links, no contexto de SEO, que normalmente advém de uma fonte autoritário (domain authority)

QUALITY SCORE (QS)

Variável utilizada pelo Google AdWords que influencia o ranking dos anúncios e CPC. Formula utilizado para determinar a “encomenda” dos anúncios (bid x QS).

QUERY

Termos ou frase de pesquisa inserido pelo utilizado nos motores de pesquisa

RANK

Posição de uma página dos resultados dos motores de pesquisa.

RECIPROCAL LINKS

Também conhecido com “link trading”, resultado na colocação reciproca de links entre dois ou mais websites. Existem estratégias “cinzentas” e de black hat na troca de links que resulta em penalizações.

REDIRECT

Redireccionamento indica que uma página ou conteúdos mudaram de localização. Pode assumir formas temporárias ou permanentes (ver redireccionamentos 301 e 302).

REFERRER

A origem de tráfego para um website.

REGISTRAR

Empresa responsável pela compra/registo de nomes de domínios.

REINCLUSION

Processo de retoma na indexação das pesquisas após correção de penalizações.

REPEAT VISITS

O mesmo utilizador volta a visitar o website mais que uma vez.

REPUTATION MANAGEMENT

Gestão da reputação da marca/empresa online na finalidade de dispor nos motores de pesquisa apenas feedback e revisões positivas.

RESPONSIVE DESIGN

Estilo de design que força/adapta um website a funcionar em todas as resoluções e dispositivos. Design responsive/responsivo assegura que o website irá ser visualizado em computadores, smartphones, tablets e monitores sem a necessidade de zooming ou scrolling excessivo.

RETARGETING/REMARKETING

Estratégia de marketing que envolve a disposição de anúncios com base nas anteriores visualizações de websites ou produtos que um utilizador efetuou. Estes anúncios “seguem” os utilizadores pela internet.

RETURN ON INVESTMENT (ROI)

Medida do retorno sobre o investimento. A formula: custo / receita.

RICH MEDIA

Qualquer anúncio que utilize funcionalidade como vídeo, áudio ou outros elementos para além de texto.

ROBOTS.TXT

Ficheiro na raiz de diretório de um website que controla o que os motores de pesquisa devem ou não rastrear (crawl).

RICH SITE SUMMARY (RSS)

RSS envolve o envolve de conteúdo de várias origens para uma localização (feed do leitor) para uma visualização centralizada.

SCRAPING

Técnica na qual um software extrair dados de uma fonte online.

SEARCH ENGINE

Motor de pesquisa é a ferramentas utilizado na pesquisa de informações online.

SEARCH ENGINE MARKETING (SEM)

Aplicação de estratégias PPC e SEO para incremento da visibilidade nos motores de pesquisa.

SEARCH HISTORY

Histórico de pesquisa guardado, em relação as pesquisas, de um utilizador. Utilizado por anunciantes para fins de segmentação.

SEARCH ENGINE OPTIMIZATION (SEO)

SEO é o processo de melhoria do ranking e visibilidade de um website nos motores de pesquisa. Comuns métodos de otimização incluem a criação de conteúdo rico, otimização de títulos e tags, CRO, link building, melhoria da velocidade do site, e outras mais.

SEARCH ENGINE RESULTS PAGE (SERP)

Página e posição, para uma determinada pesquisa, que o website aparece nos motores de pesquisa.

SEO COPYWRITING

Escrita de conteúdos em concordância com as melhores praticas de SEO com a finalidade de obter melhores ranking e ao mesmo tempo facultar uma experiência útil ao utilizador.

SERVER

Computador físico utilizado para hospedar/alojar ficheiros de um ou vários websites.

SITEMAP

Página que demonstra aos motores de pesquisa como navegar o website.

SOCIAL MEDIA

Coleção de websites que permitem utilizadores interagir entre si após a submissão das suas informações pessoais.

SPAM

Termo generalista sobre anúncios não solicitados. Historicamente ocorria via e-mail, mas nos dias de hoje manifesta-se em diversas formas pela internet.

SPLASH PAGE

Página esteticamente aprazível com pouco ou até nenhum conteúdo possível de indexação.

SPYWARE

Software que espia utilizadores, recolhe informação para usos em anúncios segmentados, hacking, ou roubo de identidade.

STATIC CONTENT

Conteúdo estático, que não sofre alterações após a sua criação.

TEXT LINK ADS

Anúncios sobre a forma de links de texto.

TITLE TAG

Elemento HTML que atua como nome de uma página web.

TOP LEVEL DOMAIN (TLD)

Nome do espaço root de um URL. Exemplo: .com, .org, .gov, etc.

TRACKING CODE

Código JavaScript disponível no Google Analytics que permite obter dados analíticos sobre o website.

UNIFORM RESOURCE LOCATOR (URL)

Endereço único que aponta para um especifico conteúdo web.

UNIVERSAL SEARCH

Técnica da Google que combina resultados em distintos verticais de pesquisa como imagens, notícias, vídeos e outras.

USABILITY

Medição de qualificação da facilidade de navegação de um website.

USAGE DATA

Métricas e dimensões como o número de visitas, tempo no site, CTR, idade, localização, e outros indicadores sobre quem visita o website.

USER EXPERIENCE (UX)

Media geral da facilidade e satisfação na utilização de um website Experiência do utilizador é a primordial prioridade da arquitetura de informação. Normalmente associada a bounce rate, abandono do carro de compra, e outras métricas.

VERTICAL SEARCH

Pesquisa especifica num determinado assunto ou indústria.

VIRTUAL SERVER

Divisão de um servidor físico em múltiplos servidores virtuais. Permite empresas alojar múltiplos domínios/websites numa única máquina (single machine).

WEBINAR

Broadcast de um seminário online por um indivíduo ou empresa. Tipicamente com a intenção de educar sobre um especifico tópico. Webinários podem consistir em slides, vídeo, áudio ou a combinação dos três.

WHITE HAT SEO

Conjunto das melhores praticas e diretrizes para esforços de SEO, definidos pela Google e outros motores de pesquisa.

WHOIS

Registo da informação sobre um domínio, onde pode constar o nome, endereço, contactos, etc. Várias empresas que comercializam domínios (registrars) providenciam serviços de anonimato.

WORDPRESS

WordPress.com é uma solução de blogging gratuita. WordPress.org permite o download da versão gratuita (open source) WordPress.

XHTML (EXTENSIBLE HYPERTEXT MARKUP LANGUAGE)

XHTML estende HTML para incluir a formatação XML.

XML (EXTENSIBLE MARKUP LANGUAGE)

Permite a formatação e distribuição de conteúdo através de tecnologias como RSS.

YAHOO! DIRECTORY

Extensivo e autoritário diretório web. Diretório Yahoo! Não permite a inclusão de anúncios pagos.

YAHOO! SEARCH MARKETING

Serviço de PPC, com base em palavras chaves, da Yahoo. Similar a plataforma AdWords da Google.

Sugestões?

Se tiver uma sugestão, correção ou não visualizar um termo especifico do seu interesse contacte-nos e iremos auxiliar, assim como desenvolver este glossário. Também poderá contactar-nos, pelo meio que preferir, e explicaremos em maior detalhe qualquer termo ou tema do seu interesse.