Dicionário Digital da DAT SEO: Bem vindo!

Um glossário em atualizações com toda a linguagem que necessita para manobrar confortavelmente dentro do mundo digital e suas particularidades e campos relacionados.

Inclui palavras, expressões e conceitos que ramificam para alguns conceitos como Gestão e Branding. Em constante atualização.

Um glossário completo sobre Marketing Digital para melhor navegar os termos do mundo online.

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W   Y

AOV

Do inglês, Average Order Value (Valor Médio de Encomenda)

API (Application Programming Interface)

Um interface pelo qual um programa de aplicação acede ao sistema operativo e outros serviços.

Analítica

De ciências da Análise, Analítica refere-se à descoberta, interpretação e comunicação de padrões com significância na data.

Análise Preditiva

Análise com o objetivo de prever comportamentos e resultados futuros. O material analisado consiste em dados, estatísticas e técnicas de machine learning.

Arquitetura (de Informação) 

O design estrutural de ambientes de informação. Refere-se à organização e etiquetagem hierárquica e estrutural de ambientes como websites, aplicações, interfaces, entre outros semelhantes. Da mesma forma, a arquitetura de Informação aplica modelos e conceitos para a organização de informação em sistemas complexos, p.e., librarias e bases de dados.

Ativos Digitais 

Referente a ativos digitais e a sua respetiva metadata, p.e., documentos, fotografias e ativos da mesma natureza. O direito de uso dos mesmos é fator a contar na qualificação enquanto ativo.

Automatização (Baseada em Comportamento) 

A categorização de comportamentos por parte de um usuário, permite aos marketers configurarem campanhas personalizadas baseadas nestes mesmos comportamentos. Feito com o intuito de oferecer uma experiência relevante e personalizada, identificando as necessidades do cliente e iniciando um processo de acréscimo de verdadeiro valor.

Automatização (Marketing) 

A configuração otimizada de processos de Marketing (p.e.) Campanhas de Emails que disparam baseados no comportamento/interação do usuário e com calendarização predefinida.

B2B 

Do inglês Business 2 Business, com tradução livre significando ‘Negócio a Negócio’ refere-se a empresas que vendem (ou outras formas de transação) a empresas ou a outros negócios, como p.e. entre um fornecedor e um distribuidor, ou um distribuidor a um retalhista.

B2C 

Do inglês Business 2 Consumer, refere-se ao Marketing e Operações de uma empresa que vende direto ao consumidor.

BANT

Acrónimo nascido da expressão em Inglês; Sistema utilizado para Scoring e Ranking de Leads. Em tradução livre para Português (PT) significa Orçamento, Autoridade (se é Decisor), Necessidade (Prospeção apresenta problema / necessita de solução) e Tempo (para decisão de compra / resolução do problema)

Banner

Expressão comumente usada para descrever uma imagem colocada num Website ou outra plataforma digital com finalidades promocionais, geralmente linkadas a uma página de interesse

Benchmarking 

Em Português (PT) Avaliação Comparativa, significa o que o nome explica, é uma avaliação feita em comparação com um outro fator ou standard – Usada, em prática, referindo a Análise concorrencial ou de resultados standard na Indústria em questão.

Blogging

Ato ou efeito de criar e gerir um blog digital. Estes blogs consistem na publicação de artigos datados e assinados por autores, sobre qualquer assunto, com a junção de media digital como texto, imagens, áudio e outros formatos. Aplicado ao Marketing, o blogging assume a face de Business Blogging – acto ou efeito de criar e gerir um blog num contexto empresarial. Um Website com um blog (conteúdos com atualizações frequentes e de qualidade) em geral manifesta melhores resultados em tráfego e rankings de SE (Search Engine)

Bounce Rate 

A taxa de visitantes que abandona um website após visitar apenas uma página.

Brand (Marca) 

A representação conceptual, visual, verbal e, de forma geral, sensorial, de produtos ou serviços a serem comercializados debaixo do mesmo nome. Uma ‘Marca’, por norma, é usada para definir estes produtos debaixo do mesmo leque de valores e estilo comunicacional.

Branding 

O ato de personalizar com uma marca um produto, serviço, conteúdo, ambiente ou método. Branding; inglês, originário no ‘Old English’ para queimar, referia-se ao ato de ‘ marcar, queimando a ferro quente’ – Desta forma, a expressão é usada com um nível de abstração como o ato de marcação de um produto ou serviço com algo proprietário como forma de diferenciação perante o mercado/público.

Business Blogging 

Ato de criar e gerir um blog online para efeitos empresariais.

Business Intelligence 

O ato de coletar, analisar, apresentar e disseminar informação do negócio através de um conjunto de estratégias, processos, aplicações, data, tecnologias e arquiteturas técnicas com a finalidade de suportar e guiar melhores decisões de gestão e procedimentos gerais/técnicos com informação real e substanciada.

Buyer Persona 

Uma representação semi-ficcional do seu cliente ideal baseada em pesquisa de mercado e data real dos seus clientes atuais. Aquando a sua criação estas devem contar com grande detalhe, em áreas como Demografia, Padrões de Comportamento, Motivações e Objetivos.

CAC 

Custo de Aquisição do Cliente

CAN -SPAM 

(Do Inglês: Controlling the Assault of Non-Solicited Pornography And Marketing) Nome dado à legislação americana que obriga por força da lei a ser providenciada uma opção de paragem de recepção de emails comerciais ao receptor de um email. Por todo o Mundo, diferentes países aplicaram leis semelhantes sobre diferentes nomenclaturas.

CMS

Content Management System; Um CMS é um Sistema de Gestão de Conteúdos; referindo-se à criação e gestão de conteúdos digitais. Plataformas como o WordPress, são plataformas CMS.

CRM

Customer Relationship Manager – Gestor de Relações com Clientes; De forma sucinta, um CRM é um sistema/software/aplicação que permite às empresas gerir as relações negociais que mantem com clientes, e toda a informação e data associada com eles. Com um sistema CRM, pode alojar informações de contacto de uma prospeção ou clientes, contas, leads e oportunidades de vendas numa só plataforma – de preferência na Cloud, para que esta informação esteja acessível por todos (a quem permissão seja dada), em tempo real.

CSF 

Critical Sucess Factor; Um CSF, em tradução livre, Factor Critico ao Sucesso é um termo de gestão usado para descrever um fator que seja crítico para uma organização cumprir a sua missão.

CSS (Programação) 

Cascading Style Sheets; o CSS descreve como os elementos de HTML devem ser dispostos no ecrã, papel ou outro suporte media; Controlo de layout de múltiplas páginas num só local; Define o estilo de apresentação dos elementos.

CTA (Call To Action) 

Do inglês: Chamada à Ação, é por norma um botão, símbolo, ícone numa plataforma digital que incentiva o visitante a tomar uma ação;

CTR

Click-through rate (CTR) em Marketing, é a taxa/percentagem de cliques de pessoas que clickaram no seu anúncio depois de o terem visto. Matemáticamente CTR = Cliques/Impressões

Calendário Editorial 

Usada para uma gestão eficaz de criação de conteúdos, um calendário editorial é usado como guia para a criação, aprovação e publicação de conteúdos – Blogs, Newsletters, websites, social media e por aí fora. É uma ferramenta de organização, marcando datas e eventos importantes e organizacionais

Caminho de Conversão 

Tradução livre do conceito inglês: Conversion Path; É a expressão que descreve o caminho que um usuário percorre num website até tomar a ação que o Marketer/Vendedor pretende, neste caso aplicado à conversão, ou seja, a passagem de visitante para cliente. Com um resultado binário possível, positivo ou negativo (negativo em caso de desistência ou abandono de página e positivo com um fecho de venda) o caminho de conversão pode ser otimizado para providenciar melhores resultados (aka) mais conversões.

Campanha (Marketing) 

Uma Campanha de Marketing é um método de ação organizado com finalidade de promoção de um produto/serviço/mensagem

Canais de Comunicação 

Um Canal de Comunicação é um meio pelo qual a mensagem é distribuída à audiência/público (p.e.) revista (físico), rede social (digital)

Canais de Distribuição 

Um canal de distribuição, como aplicado a linguagem empresarial, é a corrente de empresas/intermediários que um produto/serviço percorre até ser entregue ao consumidor final. A expressão Canal de Distribuição também é aplicada para significa os Canais de Comunicação usados para distribuir conteúdos digitais após a sua criação.

Canais de Vendas 

A maneira como os produtos/serviços são levados ao mercado para serem vendidos ao cliente. Podem ser diretos ou indiretos.

Churn Rate 

A percentagem de clientes/subscritores que abandonaram («churned») o seu negócio, produto ou comunicação durante um certo espaço de tempo. Calcule a Churn Rate subtraindo o número final de clientes/subscritores no espaço de tempo ao número inicial de clientes/subscritores no inicio de tempo definido (p.e.) Clientes inicias = 100 | Clientes Finais = 97 | Perdas = 3 | CR (Churn Rate) = 3% – Esta taxa é importante para o cálculo da eficiência e manutenção de clientes. Quando a CR é grande significa que as pessoas estão a abandonar o seu negócio frequentemente. Por norma, a fidelização de clientes existentes é sempre mais importante, conveniente e eficaz ao custo do que a procura e angariação de clientes novos.

Cliente 

A pessoa ou organização que compra o serviço/produto de outra pessoa ou organização, considerada com um relacionamento/envolvimento maior com esta mesma.

Comunicação Externa

Toda a comunicação que é feita de dentro para fora da Empresa; P.e. com o público alvo ou público em geral.

Comunicação Integrada / Estratégica 

Comunicação unificada que interna e externamente pretende avançar e trabalho em consonância com os objetivos e metas (estratégia) da empresa.

Comunicação Interna 

Toda a comunicação que é feita dentro da Empresa; P.e. com funcionários.

Consumidor 

A pessoa ou organização que compra o serviço/produto de outra pessoa ou organização, consumindo esse mesmo produto/serviço que adquiriu

Contexto 

No Marketing Inbound, o contexto é usado para descrever o enquadramento da oferta com a situação do cliente. Contextualizar uma oferta/conteúdo significa enquadrar aquilo que é oferecido com a fase de compra, situação de relacionamento com a organização e problema que o cliente tem, consciente ou inconsciente deste.

Conteúdo Crowdsourced 

A utilização da crowd (multidão – aqui mais aplicado à sua audiência) como fonte de produção de conteúdos. (p.e.) Uma campanha de hashtags com a qual o público interage e partilha conteúdos digitais promovendo a sua marca/produto/serviço através dela pode ser considerado um exemplo de conteúdos crowdsourced.

Conteúdo Dinâmico 

Conteúdo personalizado às preferências, tempo de acesso e informação pessoal do usuário. É, de forma resumido, conteúdo adaptativo conforme as informações do usuário.

Conteúdo Evergreen 

Evergreen (do inglês, em t.l. «para sempre verde») é conteúdo que se mantem relevante e utilizável durante um longo prazo de tempo.

Conteúdo Visual 

Conteúdo que pode ser consumido de forma visual (p.e.) imagens.

Conteúdos

(Digitais) São ativos que podem ser consumidos em diferentes formatos de forma a educar, informar ou comunicar o/com o cliente em diferentes fases e com diferentes objetivos. De forma abstrata, o conteúdo é muitas vezes descrito como ‘a cola que faz o website colar o usuário fazendo-o voltar e impedindo-o de sair.

Conversão 

A conversão descreve o momento em que o visitante/usuário se torna um cliente. O momento de conversão é muitas vezes o momento de compra.

Cultura Empresarial 

Os métodos, hábitos, valores e sistemas de práticas, interação e comunicação dentro de uma empresa. A Cultura Empresarial tem impacto direto nos resultados da empresa. Esta pode também incluir a maneira de vestir, falar, interagir com clientes, cores e outros elementos visuais, tonais e verbais. É toda a cultura que envolve o ambiente de uma certa empresa/organização.

Dashboard 

Um painel de instrumentos/ferramentas de medição, monitorização, controlo de informação relevante à manutenção e continuação de um objetivo. É um painel, muitas vezes visual, exposto em frente à pessoa destinada a informar.

Data 

Valores qualitativos ou quantitativos. A Data é medida, colhida e analisada e pode ser visualizada usando gráficos, imagens ou ferramentas de análise. No séc. XX a expressão Data surgiu para comunicar «informação computacional transmissível e estocável»

Design Responsivo 

RWD (Responsive Web Design) é um metodologia tecnica e prática de construção de plataformas web adaptáveis a diferentes displays (ecrãs) e browsers. Ao aplicar um design responsivo, está a garantir a uniformidade e conformidade da sua comunicação do seus conteúdos em diferentes formatos, plataformas e displays, bem como a funcionalidade técnica da mesma ao longo de diferentes plataformas de navegação (estando a sua plataforma preparada para lidar com as especificidades técnicas destas diferentes plataformas de navegação)

Design

(Como aplicado ao contexto projetual) A projeção e decisão da estética e funcionalidade de um (software, edifico, imagem, interface, plataforma, layout) ou outro elemento que necessite ao qual necessite ser aplicado metodologias de projeto e decisão de funcionalidades e estética.

Digital 

(técnico) séries de dígitos 0 a 1; Tecnologia eletrónica que gere, processa e armazena data em código binário (0;1) positivo e não-positivo: 1 (positivo) 0 (não-positivo). Portanto, data transmitida ou armazenada é expressada em séries de 0(s) e 1(s). (Aplicado) O digital é usado como expressão que engloba tecnologia com poder computacional, de transmissão e armazenamento de informação digital.

Digitalização 

A digitalização é compreendida como a passagem de elementos analógicos para formato digital. Num contexto empresarial, a digitalização de processos refere-se à aplicação de tecnologia eletrónica para a automatização ou otimização destes mesmos processos. Da mesma pode ser compreendida como uma ação necessária para a recolha de data relevante, atual e importante à gestão (Ver Business Intelligence).

Disrupção Digital 

A utilização do termo disrupção digital é comumente usada para comunicar a mudança que ocorre quando novas tecnologias digitais e modelos de negócios afetam a proposta de valor de bens e serviços existentes. Envolver conceitos de competição e acréscimo de valor, da mesma forma com experiência de cliente, jornadas e hábitos. É o impacto do digital no consumo, sistemas empresariais e modelos de negócio.

Ebook

Um livro digital.

Email 

Método de troca de mensagens por meios eletrónicos.

Email Marketing 

O uso do método eletrónico de troca de mensagens para fins promocionais, estudo e outras aplicações de Marketing.

Embaixadores de Marca 

Um promotor ativo (positivo) da sua marca; Alguém que carrega e promove a sua marca tornando-se um dos rostos dela através da atividade  e promoção contínua desta;

Emissor 

Agente que emite a mensagem através de um canal no ato de comunicação.

Engagement (Interação / Engajamento) 

Compreendido como a interação do seu público com os seus conteúdos. Esta interação pode ser medida como downloads, likes, partilhas, comentários e outras formas digitais que expressar interação com conteúdos, ativos ou passivos.

Escalável 

A qualidade de ser repetido múltiplas vezes de forma crescente, sem necessidade de mudança ou ajuste. (p.e.) um negócio escalável é um negócio com a possibilidade de crescer a grande escala sem grande necessidade de mudança e adaptação.

Etiquetar 

O ato de colocar um rótulo (p.e. nome, categoria, etc) a um elemento.

Experiência do Cliente 

De forma resumida, a experiência do cliente pode ser compreendida como a experiência que o cliente tem aquando do momento de contacto com a sua marca, comumente usada para exprimir o processo de compra (na qualidade de experiencia para o cliente). Para mais informação sobre este tópico, aconselhamos a leitura dos artigos do blog Digicom relevantes a este tópico, podendo começar aqui.

Facebook

O nome que descreve a rede social, sendo também o nome da corporação que a detém (Facebook Inc). Incluímos esta descrição para que entenda o Facebook como, para além de uma rede social, uma plataforma de distribuição de conteúdos onde os seus clientes estão presentes.

Feed de Notícias  

(entendido como) o mural/timeline (no Twitter) onde a informação das suas conexões e páginas gostadas/seguidas é disposto para visualização e interação.

Firmografia 

Dados informativos, demográficos e gerais de uma Firma.

Follow Up 

A continuação ou repetição de algo que foi posteriormente iniciado ou feito; (Aplicado) a Vendas, um follow up é o ato de reiniciar comunicações/interação com uma prospeção, cliente ou consumidor após uma interação prévia, comumente com a finalidade de dar continuidade a um processo/projeto – como (p.e.) recepção de feedback a uma comunicação posteriormente realizada.

Formulário 

(No contexto de uma base de dados) A janela/ecrã/segmento que contém campos de preenchimento ou espaços para introdução de dados relevantes ao objetivo do formulário. Cada campo está etiquetado de forma a que seja possível ao usuário navegá-lo de forma prática e eficaz, compreendendo que informação deve introduzir em cada campo.

Fricção

(Em Marketing Inbound) a resistência que um visitante ao seu website ou outra plataforma digital, revela aquando do momento de tentativa de realização de uma ação. É a morte das suas taxas de conversão, significando muitas vezes a perda da conversão, devido à frustração da perda de tempo com mensagens poucos claras, falta de informação ou um mau layout/má navegação na plataforma.

Fundo do Funil ( Marketing e Vendas) 

A fase do Fundo do Funil, aplicada ao Funil de Vendas, é a fase em que a prospeção como a manifestar sintomas de compra, sendo que o Funil representa as fases pelas quais um visitante passa antes de se tornar um cliente, é o Funil do caminho de cliente a conversão. O fundo do funil é o momento antes da conversão.

Google

Motor de pesquisa que permite a descoberta de plataformas web na navegação de um browser.

Google+ 

Rede social da Google.

Governance 

Administrar; Gerir (aplicado) Brand Governance; o ato de gerir/administrar os caminhos, altos e baixos, reputação pública, fases e todos os aspetos relevantes à marca.

HTML (Linguagem) 

(Hypertext Markup Language); Linguagem computacional com a finalidade de facilitar a criação de websites; HyperText é o método de navegação da Web – através da interação com hyperlinks que o movem para a página pretendida; é um Sistema standard de etiquetagem de ficheiros de texto para conseguir fontes, cor, gráficos, e efeitos de hiper-linkagem em páginas da world wide web.

Hashtag 

Hash (#) é o nome do símbolo que precede uma palavra ou expressão; é um método de etiquetagem categórico correspondendo direta ou indiretamente ao assunto abordado na publicação, nas redes sociais (em especial) Twitter e Instagram.

Hot Lead

Nasce do comportamento de uma Lead (qualificada); Pode ser considerado o estado seguinte após a qualificação; Por norma, entendido como uma lead que expressa fortes sintomas de comportamento de compra (ou p.e.) entendido como HOT (quente) uma lead que influencia diretamente ou pode fazer a passagem para o decisor (ou) irá em breve tornar-se uma conversão.

Hubspot

A Hubspot é uma empresa cotada Americana, que se posicionou como líder na área de Inbound Marketing, oferecendo soluções de software especifico para Inbound, nas áreas de Marketing e Vendas Inbound. Para além de desenvolver software de alta categoria, conta com uma excecional libraria de recursos e ofertas, cursos e formações certificadas nestas áreas.

Inbound Link 

Também conhecidos como backlinks, Inbound Links são links diretos para as páginas do seu website vindos de outras páginas web

Inbound Marketing 

Inbound Marketing é a melhor solução/metodologia de Marketing Online para negócios, fundamental para negócios digitais. Inbound é a abordagem ao Marketing focado em atrair clientes através de conteúdos e interações que são relevantes e úteis – não interruptivas. Com Inbound Marketing, o cliente descobre-o através de canais como o seu blog empresarial, motores de pesquisa e redes sociais. Abordamos este assunto em profundidade no nosso blog, poderá começar por ler sobre este tópico, aqui.

Infografia 

Arepresentação visual de informação ou data, p.e. charts e diagramas.

Infraestrutura (Informação) 

As instalações e sistemas que permitem a troca e recolha de informação ou data

Insight

(do inglês) significa compreender, perceber, ter uma visão ‘por dentro’ sobre um determinado assunto ou situação. Também associada à capacidade de discernimento – Possuir insights sobre um determinado assunto ou situação significa compreende-la do ponto de vista de alguém que domina, entende de forma lúcida a questão em causa.

Instagram

Rede social com foco no partilho de fotografias.

Instant Messaging 

Plataforma de partilha instantânea de mensagens eletrónicas.

Interface (usuário) 

O User Interface consiste num conjunto de botões, marcadores, mostradores, comandos ao sistema operativo, formatos de display gráfico e outros dispositivos providenciados por um computador ou programa para permitir ao usuário (user) comunicar e usar o computador ou programa. Um GUI (Graphical User Interface) oferece ao usuário um meio focado em grafismos e ‘imagens’ para interagir com a tecnologia. Um GUI é uma maneira de interface mais confortável e amiga do utilizador (user/usuário) para interação com um computador ou plataforma.

Integração 

(aplicada a Canais) é o ato de unificar e integrar diferentes softwares, canais e outros elementos relevantes de forma a garantir um funcionamento fluído e multicomplementar entre estes, dando origem a processos integrados complementares.

Javascript (Linguagem) 

Javascript é uma linguagem computacional na programação que permite às páginas web serem mais complexas – como o display de updates (atualização de informação, mapas interativos, gráficos 2D ou 3D, etc)

Jornada do Comprador 

A jornada do comprador é usada para expressar o inicio do momento em que o seu potencial cliente inicia a sua busca pela resolução de um problema, até que o encontra e como este se torna de prospeção a cliente. Toda este viagem é descrita como Jornada do Comprador. Saiba mais, aqui.

Jornalismo

Aatividade ou profissão de escrita para jornais, revistas, novos websites, ou a preparação de notícias para broadcast.

KPIs 

(Key Performance Indicators); indicadores de medição para finalidade de avaliação de performance – KPIS é um acrónimo, cuja tradução para português dá algo como Indicadores de Performance Chave. Selecionar os KPIs certos depende da sua indústria e do tipo de performance que está a tentar medir. Quando selecionar as métricas chave do seu negócio, irá preferencialmente querer ter medições destas em tempo real.

Keyword 

Uma palavra-chave. Esta palavra chave é comumente uma palavra ou expressão de grande interesse para os motores de busca encontrarem o seu negócio e medirem a sua presença. A Keyword para um Armazém Agrícola poderá ser ‘Ração para Animais’, chamada de long tail keyword, e cujos conteúdos digitais criados teriam sempre esta long tail presentes.

LTV (Lifetime Value) 

Uma previsão de todo o net profit futuro que um cliente trará para o seu negócio. Esta previsão pode ser feita através de cálculos base e gerais, como forma de apenas ter alguma perspetiva, como pode também ser calculada com grande sofisticação através de técnicas de análise preditiva.

Landing Pages 

Uma página focada na conversão de visitantes em leads. Estas páginas apresentam um layout muito específico, com design especifico para motivar à conversão e são essenciais numa estratégia de inbound.

Lead (Qualificada) 

Uma lead qualificada tem diferentes definições para diferentes negócios, no entanto, tal como o nome diz, é uma lead que atingiu pontos de score suficientes para ser considerada Qualificada, dentro de vários padrões de qualificação. As mais qualificadas e perto de se tornarem clientes são chamadas Hot Leads.

Lead 

Umvisitante que demonstrou interesse ou comportamentos de interesse no seu negócio e está agora inserido no seu CRM. Ao visitarem o seu website, potenciais clientes irão interagir com este – uma lead é aquele potencial cliente que manifestou interesse. Alguém que o contactou, que fez download de um ebook ou whitepaper, p.e. – Dentro destas, existem diferentes qualificações das mesmas.

Lifecycle (Cliente) 

Dentro de uma plataforma CRM, o Lifecycle de um cliente é o termo usado para descrever  o progresso dos passos de um cliente aquando do momento de consideração, até à compra, uso e lealdade a um produto ou serviço. Este pode ser dividido em 5 passos: Chegar ao cliente, Aquirir o cliente, Converter, Reter e Fidelizar (lealdade do cliente ao produto, serviço, marca)

Link (No Follow) 

Um atributo HTML que informa os motores de pesquisa que um hyperlink não deverá influenciar o ranking do link target no índex do motor de pesquisa.

Link Building (Linkagem) 

Processo de adquirir hyperlinks de fontes externas, de preferência acreditadas e credíveis, para o seu webiste/plataforma web. Estes hyperlinks por norma são referidos como links, a maneira que os utilizadores usam para navegar a internet,

Link (em computação) 

A criação de hyperlinks entre páginas web ou documentos hypertext)

LinkedIn 

Rede social como foco no panorama profissional. É a referência na presença de profissionais online, com grande adesão mundial em todos os tipos de indústria.

Logomarca 

O símbolo, ícone ou monograma representativo da sua marca. Por norma um logótipo é constituído por uma logomarca (símbolo) e uma wordmark (nome da empresa/marca), no entanto um logótipo poderá ser constituído por apenas um destes elementos, complementar com uma tagline ou slogan.

Long Tail Keyword 

Uma keyword (ver definição de Keyword nos Ks deste dicionário) que contém mais que uma palavra, ou seja, é uma expressão, maioritariamente algo a mimicar como o navegador de web iria pesquisar por algo.

Loop Fechado (Marketing) 

Fechar o loop, em marketing inbound, significa o relatório por parte da equipa de vendas daquilo que aconteceu à lead que lhes foi passada. Isto significa que os marketers tem assim uma oportunidade de obter feedback com dados importantes que os irão ajudar a «fechar o loop» e a perceber o que correu bem ou mal.

MQL

Marketing Qualified Lead – é uma lead que foi qualificada pela equipa de Marketing

MRR – Monthly Recurring Revenue 

Uma métrica de gigante importância, principalmente em negócios de subscrição; O conceito geral do «Rendimento Recorrente Mensal», é a medição de componentes de rendimentos previsíveis e recorrentes no seu negócio de subscrição.

Manual de Normas Gráficas 

Um manual feito por um profissional de design que irá guiar todo o comportamento e uso gráfico da sua marca. A consistência visual do seu negocio é chave para criação de reputação e reconhecimento – desta forma, o designer encarregue de criar a parte visual do seu negócio irá criar um manual com as regras para uma saudável e produtiva manutenção da sua criação, com regras e parâmetros de tamanhos, cores, tipos de letra, e outros aspetos visuais.

Market Place (Digital) 

Um espaço online que conecta consumidores com vendedores. Múltiplos vendedores são o que diferencia este tipo de plataformas online de um B2B eCommerce Platform. Da perspetiva do consumidor, ele pode escolher entre várias opções de compra de várias marcas e negócios. O vendedor tem a oportunidade de, ou vender os seus produtos online, ou listar os seus produtos e providenciar informação diretamente ao mercado que lhe interessa.

Marketing Mix

O conjunto de táticas e ações que uma empresa usa para promover o seu produto, serviço ou marca no mercado. Os 4P’s são a norma de guia de um Marketing Mix – Preços, Produto, Promoção e Place (Lugar). Hoje em dia existem também mais variáveis como Pessoas, Packaging, etc.

Meio do Funil 

Parte da jornada do comprada, o meio do funil é a parte onde os conteúdos devem fechar a falhar entre o inico do funil (visitante) e o fundo do funil (vendas)

Meme 

Uma imagem, vídeo, texto, etc, usualmente humorística, que é copiada e partilhada rapidamente, de forma viral na Internet; Varia do termo ‘Meme’ que expressa um elemento cultural ou sistemático passado de geração em geração através de cópia, imitação ou qualquer outra forma não genética.

Microsite 

Um website mais pequeno, desenhado para servir de auxílio/apoio ao website principal.

Missão 

(contexto Empresarial); a comunicação dos objetivos, metas e propósito do negócio, parte integral de um Plano de Negócios; É um texto explicativo e sucineto da essência dos objetivos do seu negócio. É o caminho para conquistar a Visão; Uma Visão e Missão apaixonantes motivam equipas e colaboradores a dar o seu melhor.

Multi-canal 

Aplicado ao Marketing (omnicanal) é uma maneira de abordar as vendas; Refere-se á unificação de todos os canais para providenciar uma experiencia de cliente consistente; Seja numa plataforma online, loja física, num computador ou telemóvel, a experiência será uniforme.

Naming

Aação ou metodologia de nomear; (Aplicado a empresas/organizações/marcas) É o ato de decidir, de um ponto de vista estratégico e funcional, o nome da empresa/org ou marca.

Nutrir (Leads) 

Nutrir uma lead significa providenciá-la com conteúdos adequadas à fase em que se encontra, de forma a move-la em frente na jornada do comprador, para aumentar as probabilidades de compra – Da mesma forma é um processo de fornecimento de conteúdos para nutrir a confiança e percepçao da marca perante o cliente. Em B2B a nutrição de leads é uma fase muito importante, pois por norma, este tipo de negócios requer maior confiança e provas de competência.

Objetivos SMART 

Specific (Especifico), Measurable (Mesuráveis), Agreed Upon (Em concordância pelos envolvidos), Realistic (Realistas) e Time-Based (Baseados em datas e períodos de Tempo – Objetivos que sejam delineados sobre estes parâmetros, são objetivos SMART.

Oferta 

Uma oferta (em Marketing) refere-se ao ato de fornecer conteúdos gratuitos a um visitante/lead, de forma a retirar alguma informação por parte da pessoa (p.e. um email ou número de telefone, informação sobre a posição na empresa, a empresa em si, etc).

On-Site 

A angariação de informação sobre visitantes que não se transformam em leads, poderá ser feita através de providenciar on-site (no site/plataforma) newsletters ou outra forma de conteúdo/canal, para manter contacto com pessoas que falham o realizar de uma compra.

Online Marketing 

Emarketing praticado online, através de canais e processos digitais.

Otimização (Mobile/Plataformas) 

Otimizar um site para plataformas mobile é colocar o website pronto, tanto visualmente como tecnicamente, para ser homogéneo em qualquer ecrã ou sistema operativo. Desta forma garante coesão e unificação, leitura e a mesma abordagem na experiencia ao visitante.

Otimização (Off-Page) 

Acolocação em prática de medidas que podem ser tomadas fora do website de forma a melhor a sua posição e ranking. P.e., a formação de backlinks.

Otimização (On-Page) 

Medidas que podem ser tomadas dentro do website de forma a melhorar o seu ranking e credibilidade perante os motores de pesquisa. A escrita de artigos em formato seo-friendly, o tempo de loading de páginas e outras aspetos, são técnicas on-page de otimização da plataforma.

PME 

Sigla de Pequena e Média Empresas. Empresa comercial, indústria ou de outro tipo com um número reduzido de trabalhados e rendimentos.

PPC 

Sigla “Pay-Per-Click”. O sistema mais usado e conhecido é o Adwords da Google que permite investir em publicidade no motor de pesquisa. Consoante a campanha, palavras-chave e orçamento obterá trafego qualificado. O valor das palavras varia consoante a competitividade das mesmas

Personalização (Experiência) 

Consiste na personalização dos touchpoints dos usuários com as marcas e suas plataformas digitais.  Como profissional de marketing deverá entregar experiências personalizadas, relevantes e únicas para cada cliente. Para além de observar os clientes, precisa de fornecer ativamente o que procuram e desejam

Pinterest

É uma rede social para partilha de imagens. Semelhante a um quadro de inspirações (mood board) pode partilhar qualquer tipo de informação em formato visual (imagens), organizando em coleções ou quadros (board).

Plataformas (Web)

É uma aplicação web desenvolvida para as mais variadas finalidades. Poderá utilizar sistemas de CMS (Content Management System), como o WordPress, Joomla, Drupal, Magento, Prestashop ou outra, como plataforma para desenvolvimento.

Podcast 

Éum episódio de áudio digital, ao qual um utilizador pode subscrever para obter notificações, sendo possível ouvir em plataformas web, aplicações mobile e leitores de música portáveis.

Posicionamento 

A posição que as marcas, produtos e serviços ocupam nas mentes dos seus respetivos consumidores

Promoção 

No campo da publicidade, promoção é a ação de venha a exponenciar o status de um produto, pessoa, situações ou empresa. Pode ser paga ou gratuita dependente da finalidade e estruturação da campanha

Publicidade Nativa 

A publicidade nativa é um método de publicidade na web em que o promover tenta ganhar a atenção dos consumidores ao fornecer conteúdos relevantes dentro do contexto da experiência do usuário.

Publicidade 

Aatividade profissional dedicada à exposição de empresas, produtos ou serviços. A divulgação junto do(s) públicos-alvo tem como objetivo dinamizar a perceção e incentivar ações.

Página Web 

Também conhecida em inglês como “webpage”, é uma “página” na internet, geralmente em formato HTML com ligações de hipertexto que permitem a navegação e entre essa e outras páginas.

QR-Code 

Sigla “Quick Response”, é um código de barras bidimensial que pode ser escaneado por distintos aparelhos eletrônicos para comunicação de dados. Esses códigos (dados) são convertidos em texto (iterativo), endereços URL, números de telefone, localizações, e-mails, contactos ou SMS.

ROI 

Sigla de “Retorno Sobre Investimento” (em inglês, return on investement), também chamado de taxa de retorno (em inglês, rate of return ou ROR), taxa de lucro ou simplesmente retorno financeiro. É a relação entre a quantidade de dinheiro gasto como resultado em investimento e a quantidade investida.

Recetor 

Em comunicação, é o que recebe a mensagem.

Referências 

Em ciência da computação, é o registo que aponta o local onde se encontram armazenados os dados que identificam outros dados.

Retweet 

A nova publicação (replicada) de um Tweet. O objetivo do Retweet, no Twitter, é a partilha instantânea (rápida) de um Tweet dos seus seguidores. Também poderá retweetar os seus próprios Tweets ou de outras pessoas.

Roadmap 

Em tecnologia, é o caminho a seguir para o desenvolvimento de um software, com indicação das metas.

SEO 

Sigla Search Engine Optimization, ou em português Otimização de Motores de Pesquisa, são um conjunto de estratégias com a finalizada d posicionar as páginas web, de forma orgânica, dos websites em motores de pesquisa, em locais superiores – atração de leads, vendas, submissão de formulários, agendamento de consultas e outros objetivos.

SERPS 

Sigla Search Engine Result Pages, é termo utilizado para as páginas que resultam nos motores de pesquisa.

SLA 

Sigla Service-level agreement, é a definição do contrato entre o provedor de um serviço e o cliente. Especificamente, a qualidade, disponibilidade e responsabilidade entre ambas as partes.

SQL

Sigla Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada em português, é a linguagem de programação para a base de dados relacional. Inspirada na álgebra relacional.

SaaS 

Sigla Software as a Service, em português Software como um Serviço, é uma forma de comercialização e disponibilização de software. No modelo de negócio SaaS o fornecedor do software é o responsável pela estrutura: servidores, segurança e conectividade. A rentabilização é realizada através de um pagamento, normalmente mensal, para usufruo do serviço.

Sales Cycle

É o clico entre o contacto de um cliente, identificação dos serviços ou produtos, e a aceitação da compra. É a medição da eficiência do departamento/equipa de vendas dentro de uma organização comparada com a média da indústria.

Segmentação

Consiste na identificação, num mercado, de um determinado grupo de indivíduos, com pretensões e preferências semelhantes de produtos ou serviços. É um instrumento, utilizado no marketing, que auxilia a apresentação de propostas, de encontro com as necessidades e desejos do público-alvo.

Silos (Data) 

Um silo de data é um repositório, sobre gestão de um departamento, isolado da restante organização.

SlideShare (Plataforma) 

Plataforma adquirida pelo LinkedIn, é um serviço de alojamento web. Utilizadores pode fazer upload de ficheiro, privados ou públicos, nos formatos: PowerPoint, PDF, Keynote e apresentações em OpenDocument.

Smarketing 

É o processo de integração entre as vendas e marketing num negócio.

Snapchat

Éuma aplicação mobile que permite a comunicação de elementos multimédia. Criado por Evan Spiegel, Bobby Murphy, e Reggie Brown, aquando estudantes na Universidade de Stanford. O principal conceito do Snapchat é a partilha de imagens e mensagem apenas disponíveis por um curto espaço de tempo.

Social Media 

São tecnologias que facilitam a criação e partilha de informações, ideais, interesses e outras formas de expressão via comunidades e redes virtuais.

Social Proof 

Também conhecido como informação social de influência, é um fenómeno psicológico que assume as ações de outros e a reflexão do correto comportamento em determinada situação.

Style Guide (Guia de Estilo) 

Omanual de estilos, estabelece as normas de escrita e design de documentos para uso geral ou específico dentro de uma organização.

Targeting

No marketing, é uma forma de publicidade com foco em targets delineados. Através da utilização de métodos sofisticados a publicidade é exposta aos usuários, conforme métricas e especificações definidas.

Taxa de Conversão 

Ovesforço do marketing em converter visitantes em clientes pagos. O processo envolve a otimização da taxa de conversão.

Taxa de Interação 

A proporção entre a interação com um anúncio, o número de vezes que foi exibido e usuários realizar ação.

Template 

Ficheiro/documento com apresentação visual e instruções sobre aplicação, assume diversas aplicações: marketing, web design, design comunicação, e outros formatos.

Teste A/B 

No marketing e business intelligence, testes A/B são um termo utilizado para a condução de experiências entre duas variantes. Pode ser considerada uma forma estatística, teste de hipóteses, entre duas variantes.

Timeline 

Visualização cronológica dos objetivos e ações num projeto.

Topo do Funil 

Termo do marketing, utilizado para referir as atividades e campanhas com foco na geração de leads e condução de clientes segmentados no processo.

Touchpoints 

São as interações entre o consumidor e o negócio, quer seja pessoa-a-pessoa, através do website, app, ou outra forma de comunicação.

Transformação Digital 

Mudança corporativa com aplicação de tecnologias digitais nos aspetos humanos da sociedade.

Twitter

Rede social onde os utilizadores partilham e interagem com mensagens, “tweets”, com restrição de 140 caracteres.

UI 

Sigla de User Interface, é a interação entre o design e o contacto humano, é o espaço de “relacionamento” entre pessoas e a tecnologia.

URL 

Sigla da palavra inglesa “Uniform Resource Locator”. URL é o endereço de rede no qual se encontra um recurso informático, como por exemplo: um dispositivo periférico, redes corporativas, website, etc.

UX

User Experience Design, é o processo de melhoria da satisfação de utilizações através da usabilidade, acessibilidade, e satisfação na interação.

Unique Visitor 

Visitante único, é uma métrica de medição de um website.

Usuário 

Ou utilizadores, são pessoas ou organizações que fazem uso de um serviço

Vídeo Marketing 

Utilização de vídeos para promoção de um negócio, produtos, serviços ou marca.

Visão 

Capacidade de estabelecer um objetivo futuro sobre o qual a empresa se irá reger.

Web 2.0 

Descreve os websites da World Wide Web que geram conteúdos para utilizadores, usabilidade e operacionalidade dos sistemas para os visitantes.

Whitepaper 

Relatório ou guia que visa informar os leitores sobre um assunto complexo ou corrente. A sua escrita cinge a resolução de um problema especifico ou para auxiliar a tomada de decisão

Wordmark 

Também referida como word mark ou logotipo, é usualmente a distinção tipográfica do nome da empresa, instituição ou nome do produto para propósitos de identificação e branding.

Workflow 

Consiste no alinhamento e repetição de padrões e processos de um negócio ao permitir a sistematização de recursos. Pode ser representado para a sequencia de operações, de uma pessoa, processo, ou grupo, simples ou complexas, para a realização de uma determinada ação.

XML Feed 

Em computação, é a linguagem que define as regras para a estruturação de informação de possível leitura humana e computacional.

XML Sitemap 

Um ficheiro XML está presente no servidor/alojamento de um website. Contem uma lista de páginas e subpáginas, imagens e vídeo. Estes ficheiros ajudam os motores de pesquisa a estruturar e indexar os websites.

Youtube 

Plataforma de distribuição digital de vídeos.