Vídeos tem vindo a tornar-se cada vez mais importantes em marketing B2B. Empresas com estratégias dedicadas de vídeo marketing geram mais leads, obtém mais rentabilidade, e beneficiam de maior notoriedade e engagement quando comparado com outras formas de marketing.

Facebook, Twitter, e YouTube são ótimos meios para obter visualizações, mas os seus potenciais clientes não estão propriamente a trabalhar ou em modo de compra, enquanto fazem scroll pelas dezenas, centenas ou até milhares de publicações existentes nessas plataformas.

No entanto, estamos cientes que mais de 90% dos decisores utilizam estas plataformas aquando a procura de fundamentos e conhecimento para basearem as suas decisões. Para obter o maior partido e benefícios do vídeo marketing, os seus vídeos devem estar otimizados para a pesquisa orgânica. Como tal, deve seguir as melhores praticas de vídeo SEO para apreciar os resultados e crescente tráfego orgânico – e leads qualificados – para o seu conteúdo em vídeo.

Como a Google Indexa Vídeos?

Em termos gerais, entre as funcionalidades da pesquisa e vídeos, a Google indexa e dispõe os rankings com os mesmos parâmetros em mente. Os três fatores mais importantes:

Quando os vídeos estão alojados no seu website, a tarefa de otimização dos vídeos é idêntica a dos conteúdos e imagens.

Apesar de ser similar, existem diferenças que deve ter em conta. As cinco etapas que passamos a explicar visam melhorar a indexação e ranking dos seus vídeos nos motores de pesquisa

1. Transcrever o Conteúdo do Vídeo

Facultar tanto o vídeo como a transcrição em uma única página para obter dois benefícios:

  • Diferentes preferências dos utilizadores
  • Aumenta a probabilidade de indexar e ranquear no Google

A transcrição dos vídeos pode ser otimizada para pesquisa da mesma forma que os conteúdos do seu website. Poderá estar a perguntar-se se isto não resulta na duplicação de conteúdos e consequentemente penalizações. No entanto, não é o caso pois está a melhorar a experiência do utilizador e apelar a distintas preferências. Pois, alguns utilizadores podem preferir ler a transcrição, enquanto outro preferem o formato visual e voz do vídeo. De facto, 85% dos executivos preferem ler ao invés de visualizar vídeos.

Quando transcrever o conteúdo de um vídeo tenha em consideração:

  • Facultar a transcrição na integra, palavra a palavra, como a MOZ faz nos famosos vídeos Whiteboard Friday.
  • Facultar destaques como a Content Marketing Institute faz em This Old Marketing

A transcrição vai aumentar o nível de relacionamento e oportunidades em SEO. O destaque, como nos dois exemplos acima referidos, servem para salientar detalhes, argumentos e opiniões.

A criação das transcrições não deve estar limitada pelas recomendações que fizemos. Pode experimentar outras formas que ajudem a captar a atenção dos utilizadores e consequentemente aumentar a sua satisfação.

2. Otimização dos Ficheiros Metadata dos Vídeos

Assim como os resultados de pesquisa, os títulos e descrições devem estar otimizados.

Se a Google não encontrar dados, ou houver dados em falta, está a desperdiçar potenciais visualizações e rankings nos resultados orgânicos.

Títulos e descrições dos vídeos devem:

  • Encorajar CTR (click-to-rate) – o utilizador vê e carrega no link para visualizar o conteúdo
  • Relevância
  • Incluir palavras-chave
  • Título deve conter 55 caracteres ou menos
  • Meta description deve conter 155 caracteres ou menos

Adicionalmente, Google disponibiliza um espaço para uma imagem (thumbnail). Thumbnails são para os vídeos o que as imagens são para os artigos. Como tal, as imagens devem igualmente estar otimizadas.

3. Implementar Schema Markup

Alguns utilizadores utilizam a pesquisa (funcionalidade) Google Vídeo, enquanto outros utilizar a pesquisa “geral”. Para aumentar o potencial do vídeo nos resultados gerais dos motores de pesquisa, deve utilizar schema markup (vocabulário de semântica) para facultar informações necessárias para os motores de pesquisa. Com schema markup, a disposição dos vídeos aparece de igual forma em ambas as opções de pesquisa.

4. Submeter Vídeo Sitemap

Os crawlers da Google irão eventualmente descobri os videos no seu website, no entanto deve incentivar e acelerar essa mesma descoberta através da criação de um sitemap especifico para os vídeos e submeter na Google Search Console.

O sitemap deve incluir: título do vídeo, descrição, URL para página, thumbnail e ficheiro core URL. A informação deve estar em consonância com a inserida no seu website.

Existe mais dados opcionais que podem utilizar, tais como: duração do vídeo, classificação, visualizações, categorias, estado, … tenha em consideração que estes dados são apenas opcionais. No entanto, adicionam dados extra e valor na indexação.

5. Palavras-chave nos Vídeos e Pesquisas

A melhor forma de concluir as melhores palavras a incluir parte sempre da análise do que atualmente já existe e resulta. Faça uma pesquisa e compreenda porque determinado vídeo aparece na primeira página da pesquisa.

A utilização de palavras-chave com volume de pesquisa médios e elevados, de baixa competitividade e com resultados já evidenciados será o melhor ponto de partida para a criação do vídeo.

O Fator mais Importante de Vídeo SEO

O conteúdo dos vídeos está sobre os mesmos parâmetros dos conteúdos (texto) que aparecem nos resultados de pesquisa – qualidade acima de tudo. A otimização dos vídeos deve ser feita e irá compensar se está a providenciar valor para os utilizadores – deve ambicionar que os utilizadores passem minutos a ver os vídeos e não segundos.

Se a Google compreender como baixa qualidade = baixos rankings!

Conteúdo em vídeo deve ser desenvolvido à medida do âmbito/objetivo, sem descurar o acréscimo de valor que faculta aos utilizadores, com produção de qualidade. Isso não significa que terá que despender uma fortuna na criação dos vídeos, mas que nunca deve ter qualidade.

Ao criar videos de qualidade e seguir estas dicas estará cada vez mais próximo(a) de alcançar elevados rankings.

Esperamos que este artigo lhe seja útil. Adorávamos saber o seu feedback ou questões nos comentários abaixo.