Uma das últimas evoluções de SEO é chamada de schema markup. Esta nova forma de otimização é uma das mais poderosas e menos utilizadas nos dias de hoje em SEO.

Compreenda o conceito e método de schema markup para dar um boost ao seu website e beneficiar da melhoria de SERPs.

O objetivo deste artigo é a explicação da utilização de schema markups e como pode beneficiar o seu website.

O que é Schema?

Schema é um tipo de microdados que torna simples a compreensão por parte dos motores de pesquisa da informação contida no seu website. Dessa forma, as pesquisa realizadas tornam-se mais relevantes aos utilizadores e, por outro lado, torna os motores de pesquisa mais eficazes.

O que é Schema.org?

Schema.org é a página web do projeto Schema, uma colaboração entre a Google, Bing, Yahoo e o motor de pesquisa Russo Yandex. O intuito é a criação de bases uniformizadas de markups estruturados.

Como funciona Schema?

Tal como outros formatos de markup, os microdados de schema são aplicados aos conteúdos de uma página para definir de forma clara como deve ser tratada. Ou seja, os elementos Schema e atributos, inseridos diretamente no seu código HTML, providenciam aos crawlers dos motores de pesquisa informações adicionais.

Quando é importante a utilização de Schema?

Schema markups ajuda o seu website a obter melhores rankings para todos os tipos de conteúdos.

Como melhorar o seu SEO com Schema Markup (dados estruturados) Schema Markup

Algumas das utilizações:

  • Artigos
  • Negócios locais
  • Restaurantes
  • Episódios, filmes, séries
  • Reviews de livros
  • Softwares
  • Eventos
  • Produtos

Existem centenas de markups. Se existem dados no seu website decerto existe uma aplicação para o específico caso. Como resultado, face a sua concorrência por ventura não utilizar, estará a dar passo para ultrapassar ou manter os seus rankings.

Como Schema melhora o meu SEO?

A inclusão e utilização de microdados schema no seu código HTML auxilia os motores de pesquisa a interpretarem os conteúdos das páginas de forma mais eficiente. Ou seja, como resultado melhorá a sua visibilidade. No entanto, é importante referir que a inclusão schema (ou outros elementos de dados estruturados markup) no seu código é uma tática rápida para o sucesso, mas sim uma boa prática para a disposição e melhoria dos seus resultados nos motores de pesquisa.

Como Schema melhora os meus rankings?

Neste momento ainda não é um fator e sinal de ranking. Mas, é certo que, melhora os rich snippets do seu website e como tal auxilia a prominência de rankings (SERPs).

Como posso beneficiar de Schema?

Para além de todos os fatos referido anteriormente (como a compreensão dos motores de pesquisa) está a categorizar o conteúdo do seu website. Ao “marcar” as páginas com microdados schema pode também definir e demonstrar rich snippets nos SERPS.

Uma presunção errada centra-se no habitual pensamento que a Google utiliza schema markups para dispor rich snippets – o que é errado.

Schema markup para o futuro!

A implementação de schema é simples, através da Google Search Console, e é surpreendente a baixa utilização face aos inúmeros benefícios que evidencia.

Schema markups é uma das inovações de SEO que provavelmente irá manter-se para os futuros anos e continuará a ouvir.

Agora é altura de aprender e implementar todos os microdados relevantes para melhorar os seus rankings.

Ao aplicar estará a dar um passo para o sucesso face a sua concorrência.

O que seu website utiliza schema markup?