A sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization) pode ser dividida em duas distintas categorias: on-page SEO e off-page SEO. Ambas são cruciais para o sucesso das suas campanhas de SEO, mas são dois distintos espectros no que diz respeito à otimização para os motores de pesquisa.

Ou seja, existes dois fatores que os motores de pesquisa têm em consideração na avaliação do seu website na web:

  1. On-page: o que é o seu website?
  2. Off-page: quão autoritário e relevante é o seu website?

De forma simplificada, sobre o que irá obter rankings é maioritariamente baseado em fatores on-page, enquanto como irá obter rankings resulta dos fatores off-page.

O que é On-Page SEO?

On-page SEO (também definido como “on-site” SEO) é o ato de otimização das diferentes partes do seu website, que afetam os rankings nos motores de pesquisa. É, tudo sobre o qual tem controlo e pode modificar no seu site. Estes fatores incluem:

Title Tags

A colocação das suas keywords target nos title tags de cada página.

Headings (H1)

É o título da página, habitualmente com maior relevo na dimensão do tamanho e o primeiro elemento visível no corpo da página. Os motores de pesquisa dão maior importância a este fator comparativamente a outros. É crucial a inclusão da sua palavra-chave nos headings, cada página com o seu específico alvo e com a relevância devida.

Estrutura URL

Coloque as palavras-chave nos seus URLs, se possível. No entanto, não vá agora alterar todos os URLs para que contenham as keywords. A alteração de antigos URLs não é recomendável, apenas se planou o redireccionamento dos antigos para os novos.

Alt Texts para Imagens

Qualquer gestor de conteúdos (CMS) permite-lhe a inserção dos intitulados “alt texts” nas imagens. Este texto não é visível para o utilizador – os alt texts são utilizados para compreensão das imagens por parte dos motores de pesquisa.

Velocidade das Páginas e Website

A otimização das páginas, e website em geral, para que carreguem mais rapidamente é uma prioridade cada vez mais importante. A Google ao longo dos últimos anos tem comunicado que os website com tempos de resposta mais eficazes beneficiaram de elevados rankings.

Conteúdo das Páginas

O seu conteúdo tem que ser útil e claro para os seus utilizadores. Se alguém pesquisa por algo e encontra a sua página, deve conter a informação procurada na intenção de pesquisa. A Google tem várias formas de mediar a relevância dos seus conteúdos.

Links Internos

Crie links internos entre as páginas do seu website para auxiliar a pesquisa ou jornada dos seus utilizadores.

On-page SEO assegura que o seu website está preparado para todos os potencias utilizadores ou clientes e para os motores de pesquisa (robots). Com uma exímia otimização On-page SEO, os motores de pesquisa indexarão de forma simples e rápida todas as suas páginas, compreenderão o seu conteúdo e estrutura, e como resultado irá potenciar os seus resultados orgânicos.

O que é Off-Page SEO?

Off-page SEO foca-se no incremento da autoridade do seu domínio através da obtenção de links de outros website. Pense da seguinte forma, se a Forbes criar um link para o seu website terá a mesma autoridade do que não ter o link? Deve trabalhar para obter de forma orgânica links de websites autoritários e preferencialmente da área ou indústria da sua marca.

Pode aferir a autoridade do seu website ao visitar este website.

O fator de off-page consiste no número e qualidade de backlinks do seu website = perfil de links.

Como pode obter links para o seu website:

  • Crie conteúdos único e suscetível de partilhas dado o seu valor
  • Obtenha partilhas sociais para os seus conteúdos que eventualmente resultem em links
  • Estabeleça relações com influenciadores na sua indústria que eventualmente criem links para o seu site
  • Realize guest blogging em sites relacionados com o seu. Esses guest posts irão conter links para o seu website

Nos dias de hoje, a qualidade dos links é mais importante que a quantidade. Como tal, com base no exemplo dado da Forbes e as recomendações para obtenção de links, deve focar-se na criação de exímios conteúdos que seja informativos, relevantes e valiosos para as suas personas de forma a obter links que beneficiem e complementem os seus esforços de off-page SEO.

E se eu comprar links?

  • Já não estamos em 2000!! Não o faça.
  • Irá ser penalizado(a) e estará meses ou anos para recuperar
  • Com as atualizações da Google torna-se praticamente impossível esconder esse acto
  • Tenha também atenção à criação de links em diretórios – poderá igualmente sair penalizado(a)

Qualidade > Quantidade!

O que é mais importante: Off-page ou On-page SEO?

Não se trata de escolher entre ambos. Deve estabelecer fundações, estratégias e consequente táticas para o alcance e superação dos seus objetivos. Cada empresa tem as suas específicas necessidades e targets, quer procure melhorar aspetos técnicos, internacionalizar através de estratégias locais, aumentar o posicionamento da marca, etc.

Como a construção de uma casa, deve estabelecer uma fundação antes da construção. Recomendamos que realize uma auditória técnica e a conjugue com a sua estratégia, defina objetivos macro e micro, e trabalhe quer independentemente ou com apoio de uma empresa de SEO para a superação dos resultados.

Uma pequena anotação final: pense da Google como a rua mais movimentada do mundo, onde passam biliões de oportunidades por dia, e você quer a atenção e devida credibilidade que a sua empresa merece.