SEO, sigla de otimização para os motores de pesquisa (Search Engine Optimization),  consiste no processo de melhoria contínua do seu website para que os motores de pesquisa e os utilizadores compreendem e encontrarem o seu website.

Em qualquer estratégia de marketing digital o SEO é uma pedra angular. Através de uma estratégia otimizada a empresa, indústria ou caso em particular o potencial é exponencial em correlação com o baixo investimento necessário.

Qual empresa, sem restrições na sua dimensão, quer seja uma microempresa ou uma multinacional pode beneficiar de SEO. No entanto, cada caso é um caso e deverá ser compreendida a melhor estratégia, táticas e esforços.

Como funciona SEO?

Quando está a otimizar o seu website, está a aumentar o potencial de obter rankings nos motores de pesquisa (SERPs – search engine results pages) para a palavra-chave relacionada com a sua indústria ou alvo.

Por exemplo, se vende máquinas fotográficas online, poderá utilizar palavras-chave como “comprar máquinas fotográficas online” ao longo do seu website, a par de informações relevantes, que o auxiliem a vender o(s) produto(s). Quando alguém pesquisa por essa palavra específica nos motores de pesquisa existe uma boa oportunidade de o encontrarem nos resultados. Quanto mais elevada a posição do seu website nos motores de pesquisa para uma determinada palavra-chave (keyword) proporcionalmente maior é a probabilidade de alguém entrar no seu site. O primordial objetivo de SEO é coloca-lo no 1 lugar das pesquisas, para as keywords relacionadas e relevantes ao seu negócio.

Palavras-chave são importantes porque refletem a intenção de pesquisa dos utilizadores e a disposição dos resultados. Quando alguém pesquisa “comprar máquinas fotográficas online” sabemos que a intenção é a aquisição de um produto.

Utilizando esse foco, pensando os termos e intenções dos consumidores, poderá abranger os termos e palavras, através da criação de mais páginas e artigos no blog, para aumentar o potencial de tráfego e tornar-se a referência dessa área. Informações sobre a sua indústria e produtos para além de aumentarem o probabilidade dos clientes o encontraram, também o tornam uma referência a par de transpor credibilidade.

Por acrescimento e como resultado, está a construir uma relação de confiança com os seus visitantes e a aquisição dos produtos ou serviços torna-se mais confortável.

Apesar de sucinta a explicação, agora vamos apresentar as vantagens de SEO.

Vantagens de SEO

A maior vantagem de SEO é o potencial de alcance e relevância que pode usufruir. Existem triliões de pesquisas só na Google, agora imagine obter uma pequena fração para o seu negócio. O impacto é real e exponencial – podemos concluir que não se deixará de fazer pesquisas nos motores de pesquisa.

Ao aparecer nas pesquisas dos seus potenciais clientes, independentemente do país ou língua, está a um passo de vender para todo o mundo sem sair do escritório ou armazém. O processo é muito simples:

  1. Obter tráfego para o website
  2. Converter os visitantes em clientes

Tudo que necessita é de uma empresa que o ajude ou auxilie na estratégia de SEO por completo, sem descurar a atualização regular para melhores resultados.

Caso não obtenha visitantes para o seu site a todo o momento, tem a certeza que SEO é o método que lhe garantirá resultados constantes e crescentes, quando usadas as melhores praticas, e está a expor a sua marca. Um usuário poderá ver a sua marca, mas optar por entrar no site da concorrência, no entanto está a criar posicionamento na mente dos clientes. O posicionamento (imagem na mente do consumidor) vai-se reforçando e eventualmente irá visitar a sua marca.

SEO, quando visto de um ponto de vista estratégico na seleção da melhor tática, pode ser complementado com anúncios pago (PPC) e servir de base para esforços de redes sociais, marketing de conteúdos e gestão de reputação online.

E, o melhor de tudo é que SEO é acessível financeiramente, com resultados e rentabilidade passiva para a sua empresa. Como se não fosse suficiente, é também o display da sua empresa no website mais popular do mundo – Google. Adicionalmente, está a transformar a sua empresa e os esforços tradicionais de marketing.