O que é a Otimização Mobile?

A tendência crescente, ano após anos, da utilização de smartphones e tablets requere que as empresas e webmasters foquem-se na entrega de experiências e performance para todas as resoluções e dispositivos. A otimização mobile engloba o design do website, a estrutura do website, a velocidade das páginas e todos os fatores a considerar para que os visitantes não abandonem o site.

Tornar o seu Website Mobile-Friendly

Existem três técnicas para implementações nos websites que permite e asseguram todos os dispositivos e resoluções:

  • Web Design Responsive: utiliza o mesmo código HTML e URLs independentemente do dispositivos (desktop, tablet e mobile), mas renderiza distintas visualizações com base no tamanho no ecrã. Responsive Design é o padrão de recomendação da Google.
  • Dynamic Serving: utiliza o mesmo URL independentemente do dispositivo, mas geralmente utiliza uma versão distinta de HTML para os diferentes dispositivos com base no que o servidor “(re)conhece” sobre o browser do utilizador
  • Separados URLs: serve distintos códigos para cada dispositivo e com uso separado URLs. Esta configuração tenta detectar o dispositivo do utilizador e redireciona para a página apropriada

Mobile SEO Mobile Seo – Otimização para Dispositivos Móveis Website Mobile Friendly

Apesar do padrão de recomendação da Google, a empresa refere não favorecer qualquer particular formato URL desde que a página esteja acessível aos user-agents Googlebot.

Recomendações para Implementação Mobile

Com base nas três diferentes recomendações enunciadas qualquer uma pode ser implementada nos seus esforços “going mobile”. No entanto, existem alguns fatores a ter em consideração independentemente da configuração que escolhe:

  • Refira à Google quando uma página é formatada para mobile, ou uma equivalente página formata para o efeito. Desta forma, a submissão permite a Google de forma assertiva demonstrar essa página nos resultados de pesquisa
  • Mantenha os conteúdos crawlable. Se a Google não for capaz de rastrear os recursos, como o CSS, JavaScript ou imagens, pode não compreender a utilização mobile. Ou seja, não irá detectar que a página é “mobile-friendly” e como resultado não será disponibilizada nesse intuito.
  • Erros comuns para visitantes mobile: como por exemplo, vídeos que não carreguem. As páginas mobile devem providenciar a melhor experiência de utilização possível e deverá rever todos os recursos que não causem o oposto.

Como verificar se o Seu Website é Mobile-Friendly

Faça uso das seguintes ferramentas para verificar se o seu website é mobile-friendly: