Para ser sucedido(a), obter uma forte presença e rankings para o seu website/blog é crucial compreender o que são links externos.

A sua estratégia de SEO deve conter esta prática e fazer partido das melhores abordagens e métodos para resultados crescentes e exponenciais.

Neste artigo apresentamos:

  • O que são links externos
  • Outros exemplos de links externos
  • Importância dos links externos
  • Os benefícios dos links externos

 

O que são links externos

Links externos são hyperlinks que apontam para qualquer domínio que não o seu. Ou seja, é um link que o seu website/blog cria para um outro. Assim como o inverso, se outro website cria uma link para o seu.

Um link externos é um link para um domínio externo (que não o seu). Muitos SEO referem ser a prática de maior importância para a obtenção de rankings, autoridade e relevância.

Os links externos transferem “link juice” para o site que liga. A criação de um link, também conhecido como prática de backlinks, transfere autoridade para o outro website.

O título ou texto onde contém o link não é de relevo para esse efeito. Poderá criar links com o texto que seja mais relevante no contexto, por exemplo: visualize o artigo, ver mais, no website, …

 

Outros exemplos de links externos

Alguns provedores e em específicos casos os links entre subdomínios poderão ser considerados links externos.

Por exemplo, um website que contenha vários subdomínios ou diretórios, como sites que contenham vários blogs, homepages ou sites de negócios. Ou seja, o site exemplo.com pode ter vários blogs como blog.exemplo.com, etc.

Apesar destes sites estarem contidos no mesmo domínio poderão ser considerados links externos.

 

Importância dos links externos

O algoritmo da Google nos primórdios contava com os links entre websites para considerar a sua relevância e autoridade. A atualização dos algoritmos, em especial com machine learning e compreensão da semântica, veio tornar a compreensão dos fatores de ranking mais complexa. No entanto, os resultados são substancialmente de maior importância e como resultado reflete superior experiência de utilização na internet em geral, ou pelo menos na pesquisa.

Nos dias de hoje, os motores de pesquisa utilizam várias métricas para determinar o valor dos links externos. Algumas dessas métricas:

  • Popularidade da página que aponta o link
  • Autoridade e relevância do domínio que cria o link
  • Relevância do conteúdo da página que cria o link e a de destino
  • Número de root domains que ligam a página alvo
  • Número de variações usada como texto ancora nos links

Todos estes fatores são importantes para determinar a popularidade e relevância da página alvo.

 

Os benefícios dos links externos

A qualidade e quantidade dos links externos são os fatores que deve ter em conta no desenvolvidos dos esforços de SEO. Adicionar relevância e autoridade, através dos links externos para as suas páginas, irão tornar o seu site mais credível, assim como o oposto, os links de baixo valor irão prejudicar o seu website e respetivas páginas.

Se criar links para outras páginas deve ter em consideração o valor/relevância das páginas alvo. Ou seja, deve criar links para sites populares e com conteúdos relevantes ao que escreveu. Esta prática também ajudará a melhorar a autoridade do seu website – criação de referências.

Adicionalmente, os links externos que outros sites criem para o seu também irá resultar em tráfego qualificado para o seu site.

 

Conclusão

Existem variados fatores de ranking a ser considerados nos seus esforços de SEO. Google e outros motores de pesquisa calculam o valor dos links para determinar os rankings dos websites.

Links internos e links externos são um dos fulcrais fatores de uma forte estratégia de SEO. É um processo que poderá demorar algum tempo até ver resultados, dependendo do esforço e práticas implementadas, mas no final verá os resultados – aumento de tráfego e melhoria dos rankings nos motores de pesquisa.