O que é Conversion Rate Optimization?

Conversion Rate Optimization (CRO) é o processo sistemático de melhoria da percentagem de visitantes que tomam a decisão de aceder ao seu website, através do preenchimento de um formulário, conversão em cliente ou outra decisão tomada. O processo de CRO compreende a ação de um utilizador no seu site, independente da decisão tomada, a finalidade visa a finalização ou obtenção de um dos seus objetivos.

O que é uma conversão?

Uma conversão é o termo geral que define um objetivo realizado pelo visitante no site. Os objetivos variam consoante cada negócio, área e indústria. De forma simplificada, se o seu website vende produtos o seu objetivo visa a aquisição do mesmo – a compra. Apesar desta conversão descrita e sendo de caracter macro (geral), as suas necessidades e objetivos podem requerer o desenvolvimento de múltiplas conversões para compreensão exata dos comportamentos e performance.

Exemplos de Conversões:

Conversões Macro:

  • Aquisição de um produto
  • Pedido de informações ou orçamento
  • Subscrição a um serviço

Examploss de micro-conversões:

  • Subscrever a uma newsletter
  • Criação de conta
  • Inserção de um produto ao carro de compras.

O que é a Taxa de Conversão (Conversion Rate)?

A taxa de conversão do seu website é o número de ocasiões que o utilizador realiza a ação quando dividido pela amostra total (tráfego do site).

A otimização da taxa de conversão acontece após a visita do utilizador ao seu website. O que difere da taxa de CTA (call to action) que visa a otimização do número de pessoas que acede ao website através da pesquisa orgânica, paga ou anúncios.

Como calcular a Taxa de Conversão?

O cálculo da taxa de conversão somente pode ser realizado após a definição dos objetivos do seu negócio e correspondente website.

Aqui enunciamos três formulas que podes auxiliar no calculo de CRO e objetivos da sua organização:

  1. Nova rentabilidade ÷ média dos produtos/serviços vendidos = # de novos clientes
  2. # novos clientes ÷ conversão de leads em clientes % = objetivo de ledas
  3. Leads gerados ÷ tráfego do website X100 = % taxa de conversão

Por exemplo, se o seu website tem 10,000 visitantes por mês e gera 100 novas leads, e consequentemente 10 novos clientes a sua taxa de conversão é de 1%

Como tal, podemos concluir que para gerar 20 clientes terá que duplicar os valores: 20,000 visitantes, idealmente tráfego qualificado, para a obtenção do objetivo. Ou, poderá obter mais leads ao otimizar o seu atual tráfego através da otimização da taxa de conversão.

Ao melhorar a taxa de conversão de 1% para 2% estará a duplicar as suas leads e clientes.