O que é Canonical Tag?

Canonical tag, também denominada de “rel canonical”, é o método utilizado para indicar aos motores de pesquisa que um especifico URL representa uma cópia de uma determinada página. A utilização de canonical tag previne problemas de conteúdos duplicados. Ou seja, está a referir aos motores de pesquisa qual a versão (URL) pretendida para aparecer nos resultados de pesquisa.

Qual a Importância de Canonicalization?

Conteúdos duplicados podem prejudicar toda a performance do seu website, como tal é crucial a simplificação na identificação desses conteúdos por parte dos motores de pesquisa.

Os crawlers encontrarão ambos os conteúdos, o original e “duplicado”, mas com a correta colocação de canonical tags irá prevenir eventuais penalizações. No entanto, tenha em consideração que a seleção incorreta do conteúdo original ou a utilização em demasia irá prejudicar ou limitar os seus esforços na melhoria ou obtenção de rankings.

Quando devo utilizar Canonical Tags para prevenir Conteúdos Duplicados?

  • Múltiplos URLs: especificamente em lojas online dada a opção de filtros por preço, cores, classificações, …
  • Sessões IDs: a criação automática do seu sistema de links para tracking de URLs, links breadcrumbs, versões para impressão, e permalinks em alguns CMSs
  • HTTP, HTTPS e WWW: os motores de pesquisa compreende cada exemplo como páginas distintas e irão rastrear (crawl), ou até indexar todas elas
  • Caracteres: a utilização de distintos caracteres para a mesma intenção. Apesar de o objetivo ser o mesmo, os motores de pesquisa compreender de forma distinta
  • URLs Mobile: utilização de um URL especifico para a versão mobile, como m.omeusite.com.
  • URL do País: quando utiliza específicos URLs para cada especifico país, com pequenas modificações nos conteúdos.

Na grande parte dessas instancias o conteúdo não é duplicado. No entanto existem múltiplos URLs que servem o mesmo conteúdo. A definitiva definição de conteúdo duplicado evidencia que o mesmo conteúdo está presente em múltiplos e disitnos URLs ( www.oemeusite.com vs www.outrosite.pt) – resulta em sindicalização de conteúdo.

A utilização de canonical tag deve ser utilizada nestes casos para referir aos motores de pesquisa qual o conteúdo original, e consequentemente o que deve ser rastreado e indexado.

A utilização de canonical tag não é obrigatória, mas como Matt Cutts refere: o conteúdo duplicado raramente resulta em penalizações, a menos que seja spam ou utilizado para manipular rankings. Apesar da Google referir ou ignorar os conteúdos duplicados temos que ter em consideração que pode resultar em penalizações e na performance geral dos websites.