O que são backlinks e como ajudam o meu website?

Está perdido e pretende saber o que são backlinks? Não tem a certeza porque links são tão importantes? Estamos aqui para ajudar. Como empresa líder de SEO e link building, DAT SEO criou esta página informativa para lhe ensinar tudo o que necessita de saber sobre backlinks e compreender a sua importância.

Nesta página irá entender o que são backlinks, porque são tão importantes, e como ajuda o seu website a obter rankings nos motores de pesquisa. Adicionalmente, também lhe damos algumas sugestões para a criação de links em outros sites.

Então, o que são backlinks?

Backlink é um link de um website para outro. Na gíria também encontrará outros termos para descrever backlinks: hyperlinks, incoming links, inbound links, ou apenas links – tudo significa o mesmo.

No contexto de SEO (otimização para os motores de pesquisa), os backlinks são o fator de maior importância pois determina o ranking das páginas nos resultados. Os links também determinam a indexação – descoberta dos motores de busca.

Importância dos Backlinks?

Backlinks, spam em backlinks, nofollow, dofollow, … são alguns dos termos que os profissionais de marketing e SEO tem sempre presente nas suas discussões.

Nos primórdios e iniciais algoritmos da Google tudo se regia por uma questão quantitativa. Quantos mais links (backlinks) tinha mais elevado estava colocado o seu website. Como resultado foram implementadas as mais variadas estratégias e táticas de SEO para esse efeito.

No entanto, e felizmente, as atualizações da Google mudaram e consequentemente os critérios de ranking.  A inteligência do algoritmo, pela compreensão da semântica, intenção de pesquisa e segmentações geográficas, entre outros fatores, veio contribuir para uma internet mais relevante e de qualidade. Como tal, as estratégias de SEO mudaram e passou a ser beneficiadas as táticas e esforços com foco na qualidade.

A construção de backlinks passou a ser algo criterioso onde deve ter em consideração os seguintes fatores:

Qualidade dos Backlinks

A relevância de cada backlinks é determinada pela sua qualidade.

O seu objetivo é obter links de qualidade, de fontes credíveis, para o seu website – nunca o oposto. Quando compra algo pretende obter o verdadeiro produto e escolhe uma loja credível – faça o mesmo com links. Se não esta convencido pense no seguinte: compraria um carro  numa oficina que nem sequer está registada nem tem relações com essa marca? Não cremos que fosse nesse estratagema, mesmo que os valores fossem muito apelativos.

Lembre-se, o barato muito vezes sai caro!

Contraditoriamente a este exemplo, o seu objetivo é a aquisição de links em websites autoritários, como meios editoriais – Forbes, INC, Entrepeneur (disponíveis no nosso plano Links Editoriais) .

Os links de site .edu e .gov geralmente são considerados mais “poderosos” que outros domínios top level como .com e .net.

Manter um perfil de backlinks natural

Um perfil natural consiste na obtenção de links do-follow e no-follow de vários websites – diversificação.

Se todos os backlinks forem do-follow é possível que tenha uma penalização pela Google. Compreende que comprou ou trocou backlinks – prática proibida na Google Webmaster Guidelines.

A manutenção de um perfil natural de backlinks é o oposto aos esforços black-hat. Um website que adquira backlinks de forma orgânica e regular, misturando do-follow e no-follow, eventualmente irá obter ranking mais elevados, sem se preocupar com penalizações.

O que a Google beneficia?

Recentemente foi sabido, através de um profissional da Google, que o algoritmo valoriza:

A evolução e foco dos nossos serviços de SEO ao longo dos tempos teve exatamente este foco – links + conteúdo = elevados rankings. Com o lançamento do DAT SEO Gerido, onde realizamos link building com guest post, aquando a junção com conteúdos vimos os resultados a disparar.

Respondendo a questão, quão importante são backlinks? Muito importantes!

As atualizações da Google, apesar de raramente serem confirmadas, levam-nos a concluir que irá beneficiar com conteúdos e backlinks de qualidade. Na DAT SEO temos evidenciando que é preferencial escrever e desenvolver menos backlinks e conteúdos, mas os que são desenvolvidos que sejam o mais extensivos e de maior qualidade.

Qualidade > Quantidade

É possível obter rankings sem backlinks?

É uma pergunta muito usual e que corre na mente de muitos marketers. A resposta curta e simples: são necessários backlinks para obter rankings nos SERPs.

Apesar desta simples resposta, fazemos um aparte e explicamos duas circunstâncias quando é possível obter rankings sem backlinks:

  1. O seu website está em um nicho de baixa concorrência ou tem um target muito único. Obter rankings para essas palavras chave é muito mais simples visto praticamente não existir concorrência.
  2. É possível obter ranking para páginas caso o seu website já detenha um sólido perfil de links e seja reconhecido como autoritário.

No entanto, estas circunstancia não ocorrem na maioria dos casos. Como tal, o desenvolvimento de backlinks é o primeiro passo para obter/melhorar os seus rankings.

Porque necessito de backlinks?

Motores de pesquisa, como o Google, baseiam-se nos links por diversos motivos. Se pensarmos na palavra World Wide Web (WWW) e o seu significado (série de páginas interligados por links) rapidamente compreendemos a importância core dos backlinks.

Se tiver ou desenvolver um novo website e não tiver links nem o submeter na Google como espera ter rankings? Impossível. No entanto, se alguém criar um link para o seu site os crawler irão descobri o seu website e indexa-lo. Este exemplo resume a importância dos backlinks e a dependência da Google neles.

Voltando a estratégia de SEO. Links são o fator mais importante dos algoritmos da Google. De forma geral, quanto mais relevantes e de maior autoridade os seus links forem mais elevada será a sua visibilidade. Ranking elevadores irão aumentar o seu tráfego, compras, taxa de conversões, …

Como obtenho Backlinks?

Obter backlinks para o seu website pode-se tornar um processo morroso e tediante. Se é uma empresa recente ou está a trabalhar para aumentar o tráfego do seu website irá necessitar de backlinks.

Algumas tarefas simples que podem auxiliar a obter links no seu site:

  • Google alertas: coloque o nome do seu negócio no Google Alerts e sempre que mencionada a empresa contacte o responsável pelo artigo/página e solicite a inclusão de um link para o seu website
  • Jornais, revistas e blogs: partilhe algo realizado pela sua empresa ao meios que possam ter interesse em partilhar
  • Guest blogguing: encontre na sua indústria blogs que permitam contribuidores e escreva algo relevante nessa área. Inclua links no artigo e/ou na informação de colaborador – onde seja relevante

Se estiver a desenvolver backlinks é necessário que esteja a par das atualizações da Google’s Webmaster Guidelines. Por exemplo, em 2016, a Google realizou penalizações manuais a websites com perfis não naturais (“unnatural outbound links”), como referenciado no Search Engine Land. Foi um aviso direto aos webmasters e também a exposição da relevância e esforços que a Google fez nas atualizações em torno da qualidade dos links e conteúdos.

Posso comprar ou utilizar algum software para adquirir e gerar Backlinks?

A construção de links, como já referido é um processo morroso e tediante, e muitas vezes leva à procura de soluções rápidas para melhorar os rankings, mas será uma boa ideia?

Na DAT SEO trabalhamos de forma inteligente, respeitando as guidelines da Google, e não realizamos estratégias automatizadas. Aqui estão os dois motivos pelos quais é importante criar backlinks de forma manual e natural:

  1. Comprar link é uma violação da Google’s Webmaster Guidelines, e pode resultar em penalizações ao seu website, até mesmo a remoção da indexação nos motores de pesquisa
  2. Quando compra links nunca sabe a qualidade do que está a obter o que remeterá certamente para penalizações

O que lhe pode parece barato pode vir a sair muito caro. Caso tenha penalizações terá que entrar em um processo de remoção de links, ao invés de continuar a construir links e consequentemente os rankings do seu site.

A contratação de uma experiente empresa de SEO para desenhar o processo e construir backlinks é o correto caminho a seguir para obter qualidade nos conteúdos e links.

Procura construir backlinks para o seu website?

Habitualmente, com a devida ajuda ou recursos a uma empresa de SEO, a construção de links torna-se um processo simples e de resultados crescente. Antes de iniciar qualquer esforço fale com um consultor e afira, consoante os seus objetivos e estado SEO do seu site, os links e estratégia a implementar  – link building, guest postlinks editoriais.

Na DAT SEO respiramos links. A nossa equipa ao longo de 7 anos especializou-se na construção de backlinks para as mais diversas áreas de negócio, países e setores. Praticamos nos nossos websites exatamente o que sugerimos aos nossos clientes. Somos transparentes na comunicação, recomendações e relatórios dos serviços – sabe o que vai obter, adquirir e os resultados a esperar.

Sabemos exatamente o que o seu website e negócio necessita para se destacar nos motores de busca.

Fale com um consultor gratuitamente, realize uma auditoria gratuita ou envie-nos um e-mail, estamos aqui para o ajuda sem compromissos.