Definição de Anchor Text

Anchor Text é o texto possível de carregar (hyperlink) que remete o utilizador para uma especifica e relevante página. O texto azul e sublinhado é o texto âncora, podendo dispor de uma distinta cor através da modificação no código html. A(s) palavra(s) que o texto âncora contém é um dos muitos sinais utilizados pelos motores de pesquisa para determinar o tópico/assunto da página alvo.

O texto âncora é também conhecido como o link. As palavras contidas no texto âncora ajudam a determinar o ranking que a página irá obter por parte dos motores de pesquisa. Os links sem texto âncora são denominados de naked URLs ou URL anchor texts.

Tipos de Anchor Text

A otimização dos anchor text envolve a compreensão e clarificação dos vários tipos de âncoras existentes. A sua utilização irá definir o perfil de links, que consiste no diverso espectro orgânico de âncoras. Aprenda sobre os diferentes tipos de anchor texts:

  • Generic anchors: como o nome sugere, são os normais ou usuais textos como: “carregue aqui”, “visualize a página”. Por exemplo, na frase “visite mais informações sobre o serviço”.
  • Branded anchors: um texto branded consiste na utilização do nome da marca ou empresa no texto. Estes são os mais seguros aquando o seu domínio tem o nome da empresa.
  • Naked link anchors: criação de links pela simples utilização do URL. Por exemplo, dat-seo.com ou https://dat-seo.com.
  • Brand + keyword anchor: utilização da marca e palavras âncora é uma outra segura e efetiva forma de construir um forte perfil de textos âncora. A sua utilização é evidenciada como “Serviços SEO pela DAT SEO” – utilização da marca e palavras âncora alvo.
  • Image anchors: a diversificação do seu perfil de textos âncora deve ir alguém do texto, e como tal deve utilizar imagens. Google compreende o texto âncora pela alt tag utilizada.
  • LSI anchors: LIS significa Latent Semantic Indexing. Refere-se a variação da sua principal keyword ou sinónimos. Por exemplos se está com foco na palavra “Empresa SEO”, as suas keywords podem incluir “Empresa de SEO no Porto”, “Agência SEO” e/ou “Consultores SEO”.
  • Partial match anchor text: resulta na utilização de texto explicativo e/ou complementar ao texto âncora, como por exemplo: “as melhores ferramentas de seo”, “10 recomendações para a criação de conteúdos”.
  • Long tail anchors: similiares a partial match anchors, mas diferenciadas pela sua extensão. Exemplo: “o significado e importância do link building para as empresas”.
  • Exact match: a mais comum utilização de textos âncora. Utilizadas como recurso e objetivo na melhoria dos rankings, a utilização exata pode também resultar em penalizações. Se procura, por exemplo, obter rankings para a keyword “link building”, a sua utilização seria “link building”.

Conclusão

Após atualização Penguin, em 2016, as estratégias de anchor text no que diz respeito a âncoras exatas devem ser minimizadas para 1% ou menos. A utilização correta e a construção de um forte perfil de link resultarão nos melhores resultados orgânicos.

De focar-se em construir links de forma orgânica através de conteúdos de qualidade e diversificando os links anchor. A posterior e regular otimização do seu perfil de links irá tornar praticamente impossível qualquer penalização pela Google.